Você está aqui Mundo Educação Biologia

Biologia

Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima Nenhum comentário
Símbolo da Biologia
Símbolo da Biologia
Biologia é uma palavra derivada do grego: Bio = vida; e Logos = estudo. Reconhecida oficialmente como ciência na transição entre os séculos 18 e 19, a Biologia se apresenta bastante ampla, já que não estuda somente os indivíduos e espécies isoladamente, mas também sua origem, evolução, constituição, aspectos comportamentais, a forma com que se relacionam entre indivíduos da mesma espécie e de espécies diferentes, a interação entre os seres vivos e o ambiente, como funcionam seus organismos, dentre diversos outros aspectos.

O objeto de estudo dessa ciência são os seres vivos, que são entidades que apresentam as propriedades de multiplicação, variação e hereditariedade, apresentando, predominantemente, em sua composição, átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio.

A Biologia busca responder os fenômenos da natureza por meio do método científico, que nos fornece critérios para tal. Primeiramente, há a observação, que consiste na análise dos fatos. Depois, o questionamento, etapa responsável pela identificação do objeto de estudo. Delimitando o tema, inicia-se o processo de formulação de hipóteses, no qual se buscam as possíveis respostas para o problema, com base nos conhecimentos disponíveis sobre o tema. Agora, temos a realização de dedução, que é a previsão possível baseada na hipótese. As deduções devem ser testadas, por meio da experimentação, observação, análise da consistência de sua lógica, ou mesmo testes matemáticos. Após todo esse processo, temos a conclusão, que é o momento em que a hipótese é aceita ou rejeitada; e a divulgação dessas etapas, por meio de artigos científicos, apresentações em eventos científicos, etc.

Quando uma hipótese é amplamente confirmada por meio de uma gama de experimentações e observações, é considerada uma teoria – note que aqui há uma grande diferença entre o que chamamos de teoria em nosso cotidiano, que é empregada como uma mera especulação.

A melhor forma de se estudar a Biologia não é por meio de “decorebas”, como muitas pessoas pensam, mas sim analisando as relações entre os conteúdos e comparando as semelhanças e diferenças entre os seres vivos.

Essa ciência natural, por meio do método científico, é capaz de desenvolver o senso crítico da pessoa, auxiliando-a a exercer sua cidadania por meio de escolhas e tomadas de decisão mais responsáveis, propiciando a construção de uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais saudável.

Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Coluna vertebral

Coluna vertebral

Saiba mais sobre a coluna vertebral, uma haste flexível formada por...

Como conseguimos manter o equilíbrio

Como conseguimos manter o equilíbrio

Clique aqui e conheça mais sobre as estruturas responsáveis pelo equilíbrio...

Digestão

Digestão

Digestão, o quê compreende a digestão, importância da digestão, o quê...

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea

Procedimentos que envolvem a doação de medula óssea.

Ecologia

Ecologia

Área da Biologia responsável pelo estudo das relações entre seres vivos...

Estrabismo

Estrabismo

Desalinhamento dos olhos resultante do mau funcionamento do trabalho dos músculos...

Febre

Febre

Febre é um sintoma de que o sistema imunológico está trabalhando...

Fisiologia

Fisiologia

Descubra o que é Fisiologia e conheça um pouco mais sobre...

Fisiologia nas provas do Enem

Fisiologia nas provas do Enem

Entenda como é abordada a Fisiologia nas provas do Enem e...

Genética

Genética

Aqui você encontrará textos relacionados à descoberta e aos mecanismos da...

Gravidez

Gravidez

Seção com muitas informações sobre a gravidez.

Hepatite D

Hepatite D

Conheça mais sobre a Hepatite D, uma doença viral que pode...