Água

A água, substância formada por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, faz parte da composição do corpo de todos os organismos vivos.

Água
A água é uma substância que participa de diversas reações químicas no organismo

A água é uma substância extremamente importante para a manutenção da vida no planeta. Ela faz parte do corpo de todos os organismos vivos, transporta substâncias, garante a realização de diversas reações químicas, além de ser considerada um solvente universal em virtude de sua capacidade de dissolver outros compostos químicos.

Química da água

A água é uma substância composta por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio (H2O) que se ligam por meio de ligações covalentes. É uma molécula polar em virtude da presença de um ângulo de 104,5° entre as ligações O-H.

Uma molécula de água liga-se à outra molécula de água por meio de ligações de hidrogênio. No estado sólido, essas ligações mantêm-se firmes e estáveis; mas, na forma líquida, as ligações frequentemente se desfazem, garantindo a fluidez da água. No estado gasoso, as moléculas de água não estabelecem ligações umas com as outras.

Quantidade de água no planeta

O planeta Terra é frequentemente chamado de Planeta Água. Isso não é para menos, uma vez que essa substância ocupa 70% da superfície do nosso planeta, cerca de 1,4 bilhão de km3. Desse total, cerca de 97,5% correspondem à água salgada, que não é usada para nosso consumo. Do total de água doce, 68,9% estão em geleiras e calotas polares no estado sólido. Isso significa que a porção de água doce que podemos aproveitar fica em torno de 0,77% do total.

Vale destacar que a quantidade de água doce disponível não está distribuída de maneira uniforme ao redor do globo. Analisando o Brasil, por exemplo, verificamos que os estados ao norte apresentam maior quantidade desse recurso se comparados com os estados do nordeste.

Além da pequena quantidade de água doce que temos disponível no planeta, enfrentamos o problema da poluição e contaminação das águas, que diminuem a qualidade desse recurso, tornando-o impróprio para o consumo. Devemos lembrar ainda que a poluição e contaminação das águas estão diretamente relacionadas com o aumento de doenças de veiculação hídrica.

Ciclo da água

A água é uma das poucas substâncias que podem ser encontradas no meio ambiente em todos os estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A água mantém-se em constante circulação, passando pelo ambiente físico, pelos seres vivos e mudando de estado. A circulação da água constitui o chamado ciclo da água.

O ciclo da água inicia-se quando a água de rios, mares e lagos evapora por meio da ação dos raios solares. O vapor de água sobe para as camadas mais altas da atmosfera, onde se condensa, formando as nuvens. Com o tempo, a nuvem torna-se carregada e ocorre a precipitação, também chamada de chuva. Além da forma líquida, a precipitação pode ocorrer na forma de granizo ou neve. A água da chuva que chega ao chão infiltra-se no solo ou escorre até os cursos de água, onde retoma o ciclo.

Vale frisar que os seres vivos também participam do ciclo da água. Animais, plantas e outros seres vivos utilizam essa substância por meio da ingestão ou ainda absorção. Essa água consumida do ambiente retorna por meio da transpiração, respiração, eliminação de urina e fezes, além da decomposição.

Importância da água para o corpo humano

A água é uma substância extremamente importante para o corpo humano, participando de sua composição, além de atuar em diversas ações do metabolismo. Estima-se que, em uma pessoa adulta, 60% da massa do corpo seja água.

No organismo humano, a água dissolve substâncias que se tornam disponíveis para as reações químicas. Além disso, a água transporta substâncias pelo corpo (plasma sanguíneo), ajuda a absorver impactos, como é o caso do saco amniótico que protege o bebê, lubrifica estruturas do corpo, garante a manutenção da temperatura por meio da produção do suor, ajuda a excretar substâncias tóxicas e em excesso, entre outras funções.

Assuntos Relacionados