Você está aqui Mundo Educação Biologia Animais

Animais

O ramo da Biologia responsável pelo estudo dos animais chama-se Zoologia. Os animais são divididos em invertebrados e vertebrados.

Animais
Corais: representantes do reino animal.

O Reino Animalia compreende aproximadamente 35 filos, e uma gama de representantes. Estes seres, dotados de um grande número de células eucarióticas, obtém nutrientes e energia a partir da ingestão de outros seres vivos sendo, por isso, considerados heterotróficos. A maioria é simétrica, possui cabeça definida, cavidade corporal interna e segmentação corporal.

Assim como as plantas, possuem tecidos, com graus variados de especialização, sendo que os do tipo nervoso e muscular são encontrados apenas neste reino. Tal novidade evolutiva, juntamente com o esqueleto, permitiu com que colonizassem os mais diversos ambientes. Órgãos do sentido e sistema nervoso são também característicos.

A reprodução pode ser sexuada ou assexuada, sendo que existem representantes que executam estas duas modalidades. Quanto ao ciclo reprodutivo, a meiose produz, diretamente, gametas.

Acredita-se que os ancestrais dos filos atuais surgiram entre 565 e 525 milhões de anos atrás, e que estes eram colônias de protozoários coanoflagelados.

O ramo da Biologia responsável pelo estudo dos animais chama-se Zoologia e, por questões unicamente didáticas, os animais são divididos em invertebrados (poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos) e vertebrados: representantes do Filo Chordata.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigos de "Animais"