Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Aterro Sanitário

Aterro Sanitário

Aterro Sanitário
Aterro sanitário

Jogar lixo em qualquer lugar é muito ruim, porque com as chuvas, aquele pequeno pedaço de papel que foi jogado pela janela de um veículo entra nas tubulações e redes de esgoto, entupindo bueiros e diminuindo a eficiência de drenagem da água. Mas e o lixo de casa, aquele que acumulamos durante o dia todo? Para onde ele vai?

O lixo que colocamos na porta de casa ou do trabalho, geralmente contém desde restos alimentares, plásticos, papéis, pilhas, baterias, enfim, o que não desejamos mais utilizar ou o que não possui outra utilidade. E quando não separamos o lixo, o que acontece?

O lixo ou é separado pelos moradores dentro de casa, ou é selecionado pelos catadores de lixo, pessoas que buscam no lixo sua sobrevivência e sustento através da venda de alumínio, papel ou algum outro objeto reciclável ou reutilizável, ou melhor, que possa ser vendido. Caso isso não ocorra, o material é levado a um aterro sanitário, dependendo da cidade, porque em muitas ainda não existe aterro e sim um local onde são depositados tais resíduos, locais estes conhecidos como lixões. Caso o lixo não sofra coleta seletiva, é ainda mais provável a presença de materiais contaminantes em seu meio, o que agride o meio ambiente e consequentemente todas as pessoas e outros seres, direta ou indiretamente, agora ou futuramente.

Os lixões são áreas onde são colocados os resíduos sólidos sem que haja preparação inicial do solo, o lixo fica exposto e não há tratamento do chorume, líquido proveniente da decomposição do lixo unido à água das chuvas.

Já o aterro sanitário é um local selecionado e previamente preparado com cobertura do solo que evita a contaminação do mesmo e, consequentemente, a contaminação dos lençóis freáticos, há tratamento do chorume, além da captação e queima do gás liberado. Há também uma cobertura diária posta sobre o lixo descarregado, utilizada para que não haja animais ou insetos transmissores de doenças.

Esses aterros sanitários são muito importantes tanto para a saúde quanto para a conservação do meio ambiente e dos seres que nele vivem. Sem eles, a contaminação do solo é certa e os recursos hídricos são ameaçados.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Assuntos Relacionados