Você está aqui Mundo Educação Biologia Bioquímica
Bioquímica
Proteína
Os seres vivos são constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Essas são a água e os minerais; e aquelas, os açúcares, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos. A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo dessas substâncias e também das transformações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos, graças à sua presença.

A água é a substância mais abundante e está intimamente relacionada ao surgimento e manutenção da vida, tanto dentro quanto fora do organismo de qualquer ser vivo. Dentre as suas diversas funções, é bastante eficaz como solvente e também como moderadora de temperatura.

Os sais minerais são encontrados dissolvidos na água, em forma de íons, na forma de cristais ou ligados a moléculas orgânicas. Dessa forma, é perceptível que executam funções diversas, como a formação de estruturas, regulação de reações químicas, dentre outras.
Os açúcares, também chamados de carboidratos, cumprem função energética e participam da formação de estruturas. Os lipídios são responsáveis pelo armazenamento de energia e são componentes celulares. Já as proteínas são responsáveis por grande parte do metabolismo celular e pelas defesas do organismo.

Quanto às vitaminas, essa expressão se refere a substâncias orgânicas que o corpo precisa, em pequenas concentrações, para o seu bom funcionamento, mas não é capaz de produzir. Algumas delas são a vitamina D, que atua no metabolismo do cálcio e fósforo, e a vitamina K, que previne hemorragias, uma vez que atua na coagulação do sangue.

Finalmente, os ácidos nucleicos são substâncias que constituem os genes e possuem dois tipos: o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia


Artigos de "Bioquímica"