Você está aqui Mundo Educação Biologia Botânica Citocininas e os vegetais

Citocininas e os vegetais

Citocininas e os vegetais
As citocininas estimulam o desenvolvimento das sementes

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.

Dependendo de sua concentração, as citocininas podem agir:

  • Aumentando os níveis de clorofila nas folhas dos vegetais;
  • Acelerando a germinação;
  • Fazendo com que a planta produza uma maior quantidade de folhas próximas ao meristema apical;
  • Reduzindo a dominância apical (auxinas e citocininas têm efeito contrário, enquanto as auxinas inibem o crescimento das gemas laterais, as citocininas atuam induzindo essas gemas a se desenvolverem);
  • Retardando a senescência da planta, entre outros.

É importante sabermos que os hormônios vegetais não agem sozinhos e mesmo que haja a aplicação exógena de um hormônio vegetal, outros hormônios que são produzidos pela planta atuarão, contribuindo para a ação final. Por exemplo, pesquisadores estão verificando a função das citocininas no desenvolvimento dos vegetais. Ao colocarem um pedaço do vegetal em um recipiente contendo todas as substâncias necessárias ao seu desenvolvimento, eles observaram que as células do pedaço cresciam, mas não se dividiam, porém, quando colocaram citocinina e auxina, as células começaram a se dividir e tinham a capacidade até de se diferenciarem em órgãos da planta.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados

Comentários