Você está aqui Mundo Educação Biologia Animais Corais (Classe Anthozoa)

Corais (Classe Anthozoa)

Os corais possuem uma importante função ecológica, além da sua atividade filtradora. Também servem de abrigo e alimento para diversos elementos da biota aquática.

Corais (Classe Anthozoa)
Corais: organismos formados por colônias de cnidários.

Reino: Animalia
Filo: Cnidaria
Classe: Anthozoa

Os corais, organismos antozoários (Classe Anthozoa do Filo Cnidaria), são animais coloniais exclusivamente marinhos, típicos de regiões tropicais, cuja morfologia representada pelos pólipos (forma séssil) possui esqueleto externo constituído por carbonato de cálcio.

Esses seres com ampla variação de coloração (esverdeado, azulado e avermelhado) também manifestam diferentes tamanhos, com poucos centímetros de comprimento ou atingindo grandes extensões, o maior recife de coral já identificado está localizado na costa litorânea da Austrália.

No Brasil, os maiores agrupamentos de corais estão no conjunto de ilhas que formam o arquipélago de Abrolhos (sul do estado da Bahia), uma área de conservação ambiental.

Os corais, distribuídos principalmente ao longo da faixa litorânea, compreendendo a zona costeira (camada de zona nerítica), possuem importante função ecológica, além da sua atividade filtradora, também servem de abrigo e alimento para diversos elementos da biota aquática, por exemplo, algumas espécies de crustáceos (lagostas e caranguejos), bem como moluscos marinhos e peixes estenohalinos.

Sua rígida estrutura também colabora com a minimização dos efeitos diagênicos, atuando como uma barreira que reduz os processos erosivos do substrato onde habitam, em virtude do impacto provocado pelas ondas durante a arrebentação.

Exemplos de corais: coral-cérebro, coral-pétreo e corais córneos. 

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Assuntos Relacionados