Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Decomposição

Decomposição

A decomposição é um processo importante porque permite que os nutrientes retornem ao meio abiótico.

Decomposição
Fungos e bactérias promovem o processo de decomposição

Ao analisarmos a estrutura de um ecossistema, percebemos sempre a existência de seres produtores, consumidores e decompositores. Esses últimos, que são representados por fungos e bactérias, são responsáveis por degradar os restos de seres vivos.

Os decompositores são seres heterotróficos que atuam principalmente na ciclagem de nutrientes. Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam para o ambiente importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos. Sendo assim, podemos concluir que os decompositores são essenciais para os ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, uma vez que fazem com que esses elementos retornem para o meio abiótico.

O processo de decomposição necessita de três fatores básicos: umidade, calor e oxigênio. A umidade garante a proliferação dos micro-organismos e permite que alguns esporos germinem. Já o calor acelera esse processo, pois aumenta consideravelmente o número de micro-organismos em pouco tempo. Por fim, temos o oxigênio, que é necessário para a realização da respiração celular.

Quando algum dos componentes citados acima não está disponível, o processo de decomposição torna-se lento e pode até mesmo não ocorrer. A formação dos fósseis é um exemplo claro de como esses fatores atuam na decomposição. A conservação em gelo, por exemplo, faz com que micro-organismos não se desenvolvam e, consequentemente, restos de seres vivos fiquem preservados por milhares de anos.

Diariamente nós evitamos que os nossos alimentos sofram decomposição, quando, por exemplo, guardamos alimentos em geladeira ou embalamos produtos a vácuo. Ao fazer isso, impedimos o desenvolvimento de decompositores e acabamos protegendo nossa comida, evitando, assim, desperdícios e prejuízos.

Apesar dos danos, principalmente econômicos, que os decompositores causam ao homem, eles são essenciais para a manutenção da vida no nosso planeta, uma vez que participam da ciclagem de nutrientes que são necessários para a próxima geração. Sem o processo, os nutrientes ficariam presos nos restos dos organismos e não seria possível que novos seres o utilizassem, levando-os à morte.

Sem os decompositores seria também impossível andar normalmente sobre o planeta, pois uma grande quantidade de cadáveres estaria espalhada por todo o território. Não seriam apenas restos de animais, também estariam presentes restos de plantas e outros seres, uma vez que os decompositores atuam em todos os níveis tróficos.

Sendo assim, apesar dos transtornos, fungos e bactérias têm um papel essencial na nossa vida e na sobrevivência de outros seres vivos.

Assuntos Relacionados