Você está aqui Mundo Educação Biologia Anatomia Humana Diferenças entre artérias, veias e capilares

Diferenças entre artérias, veias e capilares

As diferenças entre artérias, veias e capilares dizem respeito principalmente à estrutura da parede desses vasos. Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados.

Diferenças entre artérias, veias e capilares
Observe o esquema dos vasos sanguíneos presentes no corpo

O sistema cardiovascular é formado pelo coração, artérias, veias e capilares, sendo esses três últimos denominados genericamente de vasos sanguíneos. É nesses vasos que o sangue circula, sendo levado para todas as partes do corpo, o que garante nutrição e oxigenação das células.

Características dos vasos sanguíneos

Geralmente os vasos sanguíneos são formados pelas seguintes camadas, também conhecidas como túnicas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia. A camada mais interna é a túnica íntima, e a mais externa é a adventícia. A túnica íntima é formada pelo endotélio, uma camada de tecido conjuntivo frouxo que ocasionalmente apresenta células musculares e uma lâmina elástica interna. A túnica média, por sua vez, é formada por tecido muscular liso associado a fibras elásticas. Por fim, a túnica adventícia é formada por tecido conjuntivo denso não modelado e tecido conjuntivo frouxo.

Apesar de veias, artérias e capilares serem vasos sanguíneos, eles apresentam diferenças. Essas diferenças garantem que cada um dos vasos exerça com perfeição seu papel.

Artérias

As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para todos os tecidos. À medida que saem do coração, essas artérias tornam-se de menor calibre e cada vez mais ramificadas. O sangue, ao sair do coração, está sob uma alta pressão, o que poderia danificar as artérias se elas não possuíssem paredes elásticas e fortes. Nas artérias, percebe-se que a túnica média é bem mais desenvolvida quando comparada com as dos outros tipos de vasos sanguíneos.

Anteriormente, considerava-se que artérias eram vasos que transportavam apenas sangue rico em nutrientes e oxigênio, que recebia o nome de sangue arterial. Entretanto, hoje sabemos que isso não é verdade, pois existe a artéria pulmonar, que leva sangue pobre em oxigênio do coração ao pulmão para que ele possa ser oxigenado.

Veias

As veias são vasos sanguíneos que transportam sangue proveniente dos tecidos para o coração. As veias maiores resultam da convergência de vasos sanguíneos, que tornam a veia mais calibrosa à medida que se aproxima do coração. Quando comparadas às artérias, verificamos que a túnica média das veias é menos musculosa e com menos fibras elásticas.

Normalmente o sangue transportado pelas veias é rico em gás carbônico e pobre em nutrientes, por isso, esse tipo de sangue era chamado anteriormente de sangue venoso. Vale destacar, no entanto, que as veias também transportam sangue rico em oxigênio, que é o caso da veia pulmonar.

Diferentemente das artérias, a pressão nas veias é menor. Para que o sangue consiga vencer a força da gravidade e a baixa pressão para retornar ao coração, as veias possuem válvulas que evitam o refluxo de sangue.

Capilares

Os capilares são vasos sanguíneos que apresentam como função principal realizar trocas entre o sangue e os tecidos, garantindo que nutrientes e oxigênio sejam passados para as células. Por causa dessa função, é importante que esses vasos sejam delgados. Normalmente os capilares são formados por uma única camada de células endoteliais e seu diâmetro fica em torno de 8 mm.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados