Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Fauna e flora

Fauna e flora

Fauna e flora são termos utilizados normalmente para descrever, respectivamente, o conjunto de animais e plantas de uma região.

Fauna e flora
O termo flora normalmente é usado para designar o conjunto de plantas de uma região. Já o terno fauna refere-se aos animais

É muito comum ouvir falar a respeito da fauna e da flora de uma região e sobre a importância da manutenção delas para o equilíbrio do meio ambiente. Entretanto, você sabe o que significa cada um desses conceitos e se eles apresentam mais de um significado?

Quando falamos da fauna, referimo-nos, normalmente, a todos os animais existentes em uma determinada região. Como exemplo, podemos citar a fauna do Pantanal, que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é formada por cerca de 263 espécies de peixes, 113 de répteis, 41 de anfíbios, 463 de aves e 132 espécies de mamíferos. Segundo a mesma fonte, existem ainda 1032 espécies de borboletas.

Cada animal é adaptado para viver em uma determinada região, assim sendo, a fauna do Pantanal não é a mesma encontrada na Floresta Amazônica, por exemplo. Em face dessa particularidade, destruir os habitat e/ou poluí-los pode causar sérios danos à fauna de uma região, podendo até mesmo levar os animais à extinção.

O termo fauna também é usado para designar um grupo de organismos que viveu em uma determinada época geológica. Um bom exemplo é a Fauna de Burgess Shale, que foi descoberta nas Montanhas Rochosas Canadenses por Charles Doolittle Walcott em 1909. O folheto de Burgess continha diferentes fósseis de animais invertebrados e ricos detalhes das partes moles desses organismos. Esses fósseis marcam a grande explosão cambriana.

Quando falamos da flora, por sua vez, normalmente estamos nos referindo ao grupo de plantas de uma determinada região. Como exemplo, podemos citar também a flora do Pantanal, que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é formada por quase duas mil espécies de plantas.

A destruição da flora provoca diversos danos ambientais, uma vez que as plantas estão relacionadas, entre outras funções, com o regime de chuvas, com a manutenção do solo e com a garantia de um ambiente saudável para a sobrevivência de várias espécies. Portanto, ao retirar a cobertura vegetal de uma área, estamos afetando diretamente a fauna daquela região, desencadeando desequilíbrios ecológicos.

O termo flora possui ainda outras aplicações, sendo usado para designar, por exemplo, o conjunto de micro-organismos encontrados em nosso corpo. A flora intestinal, que é composta por diferentes bactérias que vivem no intestino, é um exemplo dessa aplicação.

Além de ser usado para dar nome ao conjunto de plantas de uma região e para o conjunto de micro-organismos encontrados no nosso corpo, o termo flora é usado para dar nome às obras que possuem como objetivo descrever as espécies vegetais de um local. A Flora brasiliensis, por exemplo, é uma obra que descreve 22.767 espécies de vegetais.

Tags Relacionadas fauna flora fauna e flora

Assuntos Relacionados