Você está aqui Mundo Educação Biologia Febre

Febre

Febre é a elevação da temperatura do corpo em valores acima dos considerados normais. Ela é um sintoma de que o sistema imunológico está agindo para combater alguma agressão.

Febre
A febre é um sinal de que nosso sistema imunológico está trabalhando!
Febre é a elevação da temperatura do corpo em valores acima dos considerados normais para o indivíduo, ou seja: acima de 37,5°C. Ela é um sintoma de que o sistema imunológico está trabalhando para combater alguma agressão.

Infecção, câncer, reação alérgica, problemas emocionais, distúrbios hormonais, exposição excessiva ao Sol, lesão no hipotálamo e exercício físico excessivo são algumas causas da febre.

No hipotálamo, temos um centro que regula nossa temperatura, buscando manter nossa temperatura interna em torno de 37°C. Em casos de febre, algumas de nossas células produzem substâncias que estimulam nosso centro regulador para um nível superior de temperatura, por meio de tremores, produzindo calor, e/ou vasoconstrição, reduzindo o fluxo sanguíneo da pele, reduzindo a perda de calor.

Recomenda-se o uso de roupas leves, banhos com água morna, ingestão de bastante líquido, alimentação proporcional ao apetite e manter-se em ambientes arejados em casos de febre. Em casos mais graves, como febre acima de 39,5°C com calafrios, febre por mais de 3 dias, vômitos e convulsão, administrar paracetamol, ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno (sendo o primeiro o mais recomendado) e buscar tratamento médico.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados