Você está aqui Mundo Educação Biologia Botânica Fototropismo

Fototropismo

O fototropismo é um crescimento orientado da planta em resposta a um estímulo: a luz. Esse crescimento é garantido graças à ação da auxina.

Fototropismo
O fototropismo é o movimento orientado da planta em direção à luz

As plantas possuem capacidade de crescer em direção a um dado estímulo. Chamamos esses crescimentos orientados de tropismo. Quando o crescimento ocorre em direção ao estímulo, dizemos que o tropismo é positivo e, quando a resposta ocorre em direção contrária, dizemos que se trata de um tropismo negativo. Entre os estímulos que podem determinar a orientação do crescimento, temos a luz, que é responsável pelo fototropismo.

Fototropismo

O fototropismo é um crescimento que ocorre em resposta à luz. Essa é uma importante capacidade do vegetal, pois a luz é necessária para processos essenciais realizados pela planta, tais como a fotossíntese e a floração.

No fototropismo, observamos uma curvatura do caule devido a uma distribuição desproporcional do hormônio auxina, que provoca o alongamento das células do lado não sombreado. Esse alongamento faz com que o caule se curve em direção ao estímulo. Observe esse processo no esquema abaixo:

Migração da auxina para o lado contrário à luz
Migração da auxina para o lado contrário à luz

Nessa figura, percebemos a migração da auxina e a curvatura proporcionada pelo aumento das células do lado não iluminado. A redistribuição da auxina é mediada por um fotorreceptor.

Fototropismo positivo e negativo

O fototropismo, assim como os outros tropismos, pode ser negativo ou positivo:

  • Fototropismo negativo: No fototropismo negativo, o crescimento ocorre no sentido contrário à fonte luminosa.

  • Fototropismo positivo: No fototropismo positivo, o crescimento ocorre em direção à fonte luminosa.

Observando o fototropismo

O fototropismo pode ser observado facilmente realizando um experimento bastante simples. Para isso, você pode colocar uma planta dentro de uma caixa e vedar a passagem de luz, deixando apenas uma pequena abertura para a entrada da luminosidade. Com o passar do tempo, você observará o crescimento orientado em direção à luz.

Assuntos Relacionados