Você está aqui Mundo Educação Biologia Fisiologia Funções da água no corpo humano

Funções da água no corpo humano

Dentre as principais funções da água no corpo humano, podemos destacar sua participação em reações químicas, no controle da temperatura do corpo e no transporte de nutrientes.

Funções da água no corpo humano
Beber bastante água auxilia no funcionamento adequado do corpo

A água é a principal substância responsável pelo planeta como o vemos hoje. Sem ela, nenhuma forma de vida conhecida atualmente existiria ou sobreviveria. Em todos os organismos vivos, ela atua em funções importantes que são essenciais para o funcionamento adequado de um organismo.

No corpo humano, essa substância exerce variadas atividades essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Dentre essas funções, podemos destacar o seu papel como solvente, garantindo um meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas.

Além disso, a água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas. É, principalmente, por meio da urina, que é 95% composta de água, que liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no nosso organismo.

A água também é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, portanto, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação.

Outra importância da água é sua participação em processos fisiológicos. Na digestão, por exemplo, essa substância faz parte da composição dos sucos digestivos e da saliva, que são fundamentais para a quebra do alimento. Além da digestão, a água também atua na absorção e excreção.

A água também garante a proteção de algumas estruturas do corpo. O liquor encontrado entre as meninges, por exemplo, previne impactos que podem desencadear graves danos ao sistema nervoso. Além disso, podemos citar o líquido presente nas articulações que evita o atrito entre os ossos, o líquido amniótico, que protege o embrião em desenvolvimento, e as lágrimas, que evitam o ressecamento das córneas e realizam sua limpeza.

A regulação da temperatura do corpo também é conseguida pela água. Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir o suor, que é eliminado para fora do corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura. Percebe-se, portanto, que a temperatura não é controlada pela eliminação de suor, e sim graças à sua evaporação.

Além de todas essas funções, não podemos nos esquecer de que a água faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água. No recém-nascido, essa quantidade pode atingir entre 74% e 80%.

Como a água não pode ser armazenada em nosso corpo, é fundamental sempre ingeri-la para que haja um balanço entre o que é ingerido e o que se perde, principalmente, por meio da transpiração e eliminação de urina e fezes. Portanto, lembre-se sempre de beber bastante água, principalmente em dias com temperaturas altas e durante a realização de atividades físicas.

Assuntos Relacionados