Você está aqui Mundo Educação Biologia Genética Gametogênese

Gametogênese

A gametogênese é o processo que viabiliza a reprodução sexuada dos organismos animais a partir da formação de gametas. Ela é classificada em espermatogênese e ovogênese.

Gametogênese
A formação das células reprodutivas.

A gametogênese é o processo que viabiliza a reprodução sexuada dos organismos animais, a partir da formação de células reprodutivas (os gametas).

Essa formação ocorre exclusivamente nas gônadas, ou seja, nas glândulas especializadas na produção de espermatozóides (nos testículos dos organismos masculinos) e óvulos ou ovócito primário (nos ovários dos organismos femininos).

O processo inicia-se com a multiplicação das células germinativas (diplóides – 2N), também denominadas de espermatogônias e ovogônias, por meio de sucessivas divisões mitóticas seguidas por divisões meióticas, quando propriamente são formados os gametas (células haplóides – N).

No gênero masculino, esse mecanismo é contínuo, apresentando algumas variações durante a vida do indivíduo. Contudo tendo o seu princípio caracterizado no instante em que o organismo atinge a maturação (a puberdade), geralmente entre 13 e 16 anos de idade e declinando com o envelhecimento.

No gênero feminino, as células germinativas são originadas no período embrionário, com quantidade suficiente para atender o mecanismo reprodutivo, expelindo normalmente um único gameta (ovulação) a cada ciclo menstrual. Esse marco, a primeira menstruação (menarca), determina a maturidade feminina, freqüente entre 12 e 15 anos de idade cessando com a menostasia (menopausa).

Portanto, em conseqüência da diferença dos gêneros (masculino e feminino), a gametogênese pode ser classificada em espermatogênese e ovogênese.

Etapas do processo gametogênico:

Espermatogênese ou espermiogênese → período germinativo (multiplicação / mitose); período de crescimento (alteração volumétrica do citoplasma); período de maturação (divisão celular /meiose); e período de diferenciação (determinação do espermatozóide propriamente dito, formado por cabeça, peça intermediária e calda).

Ovogênese ou ovulogênese → período germinativo (multiplicação / mitose); período de crescimento (alteração volumétrica do citoplasma, permanecendo nesse estado até a puberdade); e período de maturação (divisão celular /meiose, ocorrendo ciclicamente conforme a menstruação).

Um importante aspecto observado em relação à ovogênese, é que esse processo apenas se finaliza com a fecundação. Um estímulo químico causado pela penetração do espermatozóide desencadeia o término da divisão meiótica (meiose II).

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados

Comentários