Você está aqui Mundo Educação Biologia Anatomia Humana Glândulas salivares

Glândulas salivares

As glândulas salivares são exócrinas e responsáveis por produzir a saliva, uma secreção que atua no processo de digestão e na garantia da saúde bucal.

Glândulas salivares
As glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva

As glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva que é lançada em nossa boca. Essa substância é essencial para o processo de digestão e também para garantir a nossa saúde bucal.

Características das glândulas salivares

As glândulas salivares são exócrinas, que lançam sua secreção na cavidade do corpo. Elas apresentam uma porção secretora, responsável por produzir os componentes da saliva, e uma porção condutora, responsável por conduzir a saliva até a cavidade bucal.

Na porção secretora, encontram-se dois tipos de células: as serosas e/ou as mucosas. As células serosas são responsáveis por produzir uma secreção aquosa rica em enzimas, e as mucosas são responsáveis pela secreção de muco, o qual apresenta como principal função a lubrificação do bolo alimentar.

O que é a saliva?

A saliva é uma substância rica em enzimas, glicoproteínas, eletrólitos e imunoglobulinas, entretanto, seu principal componente é a água, que representa cerca de 99% de seu peso. A saliva não apresenta a mesma constituição em todas as glândulas, por exemplo, a saliva produzida nas parótidas difere da produzida nas submandibulares.

Por conter a enzima chamada de amilase salivar ou ptialina, a saliva é importante no processo de digestão do amido. Além disso, a saliva lubrifica o bolo alimentar, o que favorece sua deglutição, e possui ação antibacteriana, que é importante para a saúde bucal.

Quais as principais glândulas salivares presentes na cavidade bucal?

Existem diversas glândulas salivares localizadas na nossa cavidade bucal, algumas maiores e outras muito pequenas. As glândulas salivares pequenas secretam pouca saliva, entretanto, atuam na produção de uma grande quantidade de muco. Já as glândulas maiores são as grandes responsáveis pela saliva.

Os três principais e maiores pares de glândulas salivares são:

Localização das glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais
Localização das glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais

  • Parótidas: estão localizadas dos dois lados da nossa face, logo abaixo e à frente de nossas orelhas. Elas possuem um formato achatado, sua porção secretora é formada exclusivamente por células serosas e sua secreção é liberada próximo ao segundo molar superior. As glândulas parótidas são responsáveis por cerca de 30% de toda a saliva produzida.

  • Submandibulares: como o próprio nome indica, estão situadas na parte interna da nossa mandíbula. A saliva secretada por elas é lançada abaixo da língua, mais precisamente ao lado do frênulo da língua. As células da sua porção secretora são tanto células secretoras quanto células mucosas. Essas glândulas de formato ovoide destacam-se por produzir, aproximadamente, 60 % de toda a saliva.

  • Sublinguais: estão localizadas debaixo da língua. Assim como a porção secretora das glândulas submandibulares, as sublinguais apresentam células serosas e mucosas. Elas representam cerca de 5% da saliva produzida por nossas glândulas salivares.

Curiosidade: Você sabia que o ser humano secreta, em média, 1 litro de saliva por dia?

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados