Você está aqui Mundo Educação Biologia Gravidez
Gravidez
Gravidez: um momento especial
A gravidez é, para algumas mulheres, um dos momentos mais especiais de suas vidas. Tal evento é resultante do encontro do espermatozoide com o ovócito secundário (gameta feminino), geralmente na primeira porção das trompas, sendo denominado fecundação.

Apesar de muitas futuras mamães não sentirem sintomas, ou estes se apresentarem de forma diferenciada de mulher para mulher, alguns deles são: ânsia de vômito, tonturas, seios doloridos, sonolência, irritabilidade, escurecimento dos mamilos, micção frequente e, claro, a menstruação atrasada.

O embrião, no decorrer dos dias, sofre multiplicações e diferenciações celulares, adquirindo cada vez mais características próprias de bebês humanos. Em cinco semanas de gestação, por exemplo, já estão formados os membros; e em nove, é iniciado o processo de ossificação e a futura criança passa a ser chamada de feto. Na 20ª semana, já podem ser sentidas as movimentações fetais.

O corpo da futura mãe também se modifica bastante: o ritmo cardiorrespiratório aumenta e as fibras musculares se apresentam mais volumosas. O peso do útero aumenta aproximadamente vinte vezes, e este se distende bastante (cerca de cinco vezes o seu tamanho). Seios e barriga, a cada dia, apresentam-se maiores e estrias podem aparecer. Além disso, em virtude das alterações hormonais e da própria emoção de ser mãe, muitas mulheres ficam mais sensíveis e merecem todo cuidado e compreensão. Em aproximadamente 266 dias, eis que chega o momento tão esperado...!

O método mais preciso para confirmar uma possível gestação é por meio do exame beta hCG, que analisa, em amostras de urina ou sangue, a concentração da gonadotrofina coriônica; um hormônio que executa funções muito importantes no processo gestacional. Em duas semanas de atraso menstrual, um médico ginecologista também pode ser capaz de verificar, clinicamente, a existência ou não de gravidez.

Nessa seção você terá acesso a dicas de saúde, informações sobre tipos de parto, curiosidades, dentre outros temas.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigos de "Gravidez"