Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Hora do planeta

Hora do planeta

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o meio ambiente, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Hora do planeta
No ano de 2015, a hora do planeta acontecerá no dia 28 de março às 20h30.

Foi na Revolução Industrial, no século XVIII, que a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera começou. Antes eram os países ditos desenvolvidos os maiores responsáveis pela emissão de gases, mas, na atualidade, muitos países com economia emergente, como Índia, China e Brasil, também estão contribuindo com essa emissão. O aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre causa, entre outras coisas, o aquecimento global, responsável por eventos climáticos mais radicais e intensos.

O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a vida no planeta, mas a humanidade está emitindo uma quantidade muito grande desses gases, a partir da queima de combustíveis fósseis e do desmatamento, que aumentam a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, tornando mais intenso o efeito natural.

Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre as causas e as consequências das mudanças climáticas, a ONG WWF (“World Wildlife Fund”, ou “Fundo Mundial da Natureza”), uma das mais renomadas ONGs ambientalistas do mundo, criou a Hora do planeta, um evento simbólico iniciado em 2007 pela WWF-Austrália que já conseguiu o apoio de vários países e a cooperação de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo.

Na Hora do planeta, pessoas, escolas, empresas, comércios, governos e comunidades podem apagar as luzes durante o período de uma hora. Dessa maneira, manifestam o seu apoio contra o aquecimento global.

Além de alertar toda a humanidade para as causas e as consequências do aquecimento global, a hora do planeta também visa alertar toda a população sobre a necessidade de conservação e recuperação de ecossistemas e também de adoção de hábitos mais sustentáveis em nosso cotidiano, partindo do princípio dos “cinco erres” (reciclar, reduzir, reutilizar, responsabilizar e respeitar).

No ano de 2011, 94 cidades brasileiras participaram da hora do planeta, com “apagão” de inúmeros monumentos e pontos turísticos em todo o país. Em 2015, será a sétima vez que nosso país apoiará essa ideia, contado com a participação de 75 cidades, entre elas, 15 capitais.

A hora do planeta acontecerá no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30. Para participar, basta apagar as luzes de sua casa, escola, empresa ou comércio, e ter em mente que o apagar de luzes não visa economizar energia elétrica, e sim estimular a reflexão sobre o que está sendo feito com o mundo em que vivemos.

Se cada um fizer a sua parte, o mundo será bem melhor!
Veja o vídeo da campanha!

Assuntos Relacionados