Você está aqui Mundo Educação Biologia Fisiologia Hormônios

Hormônios

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos ou órgãos específicos. Insulina, adrenalina e ocitocina são exemplos de hormônios.

Hormônios
Um exemplo de hormônio é a insulina, que garante a entrada de glicose nas células

Hormônios podem ser definidos como substâncias secretadas por glândulas endócrinas que atuam em locais específicos. Esses produtos são secretados pela glândula na própria corrente sanguínea e seguem até o seu alvo, onde se ligam a receptores específicos, desencadeando o funcionamento daquele tecido ou órgão. Vale destacar que alguns hormônios, no entanto, podem chegar até o destino por difusão passiva.

É importante salientar que, como os hormônios ligam-se a receptores no seu local alvo, não influenciam qualquer tipo de célula. Isso quer dizer que um hormônio pode circular na corrente sanguínea sem atrapalhar o funcionamento de outras células.

Qual é a função dos hormônios?

Os hormônios possuem funções diversas, que vão desde o desenvolvimento de características sexuais secundárias até o controle da glicemia no organismo. Podemos dizer, portanto, que os hormônios garantem o equilíbrio de nosso organismo, ou seja, promovem a homeostase.

→ “Feedback negativo” e “Feedback positivo”

As atividades do sistema endócrino são controladas por mecanismos denominados de feedback (retroalimentação). O feedback pode ser negativo ou positivo. O feedback negativo é o mais comum no organismo e tem como objetivo limitar os excessos no corpo. Isso quer dizer que, se um hormônio estiver em excesso, sua produção será interrompida; caso contrário, sua síntese será estimulada. Isso faz com que os hormônios permaneçam em níveis adequados.

O feedback positivo, por sua vez, é bem menos frequente e se caracteriza por possuir um estímulo inicial que causa cada vez mais estimulação do mesmo tipo. Isso que dizer que o estímulo provocará cada vez mais produção de dado hormônio. Enquanto o feedback negativo restaura a homeostase, o positivo estimula as alterações.

Alguns importantes hormônios do corpo

Nosso corpo possui uma série de hormônios que garantem seu funcionamento adequado. Entre esses hormônios, podemos citar:

  • Hormônio antidiurético: Produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, esse hormônio estimula a reabsorção de água nos ductos coletores.

  • Hormônio do crescimento ou somatotrofina: Produzido na hipófise, esse hormônio atua no crescimento de ossos longos, garantindo nosso crescimento.

  • Ocitocina: Hormônio produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise. Está relacionado com a contração da musculatura do útero e de células da glândula mamária.

  • Tiroxina e tri-iodotironina: Produzidos pela tireoide, esses hormônios estão relacionados com o nosso metabolismo.

  • Paratormônio: Produzido na paratireoide, esse hormônio garante a reabsorção do osso e a liberação de cálcio no sangue.

  • Adrenalina ou epinefrina: Produzido na suprarrenal, esse hormônio relaciona-se com a defesa do organismo em situações de emergência, aumentando, por exemplo, a frequência cardíaca.

  • Insulina: Produzida no pâncreas, garante a entrada de glicose nas células.

  • Glucagon: Produzido no pâncreas, ajuda a aumentar a taxa de glicose no sangue.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados