Você está aqui Mundo Educação Biologia Seres Vivos Reino Fungi Importância dos fungos

Importância dos fungos

Importância dos fungos
Ação do fungo penicillium sobre bactérias estafilococos

Os fungos são organismos eucarióticos heterotróficos, atuando como saprófitos, parasitas ou simbiontes, utilizando uma variedade considerável de fontes orgânicas para nutrição. Devido a esta característica, são grandes responsáveis pela decomposição da matéria morta - juntamente com algumas bactérias - reciclando elementos químicos que serão úteis na manutenção da vida de outros organismos.

Fungos do gênero Penicillium foram os responsáveis pela descoberta acidental da penicilina, na década de 20, por Alexandre Fleming. Considerada uma das mais importantes classes de antibióticos desde sua descoberta; graças a ela, diversas doenças bacterianas, antes inevitavelmente mortais, puderam ser tratadas. Outros antibióticos, como a eritromicina, também tem como princípio ativo substâncias produzidas por fungos.

Estudos recentes também indicam a aplicação destes na produção de álcool combustível através do bagaço de cana-de-açúcar, madeiras e papéis (Trichoderma reesei); degradação do benzeno, naftaleno, floureno e biosorção de metais pesados e radioativos; estudos de genética, por crescerem e se reproduzirem com grande rapidez; produção de vitaminas; fabricação de detergentes biodegradáveis, dentre diversos outros papéis. Algumas empresas, ainda, utilizam estes organismos para o controle de qualidade de seus produtos – da Johnson & Johnson à indústria de equipamentos de navios e submarinos - garantindo a durabilidade e resistência à ação de fungos daquilo que produzem. 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados

Comentários