Insetos

Os insetos são animais que possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, três pares de pernas e representantes com asas.

Insetos
Os besouros são artrópodes classificados no grupo dos insetos

Os insetos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes. Eles constituem o maior grupo de animais existentes, com cerca de 900.000 espécies descritas até o momento. Estima-se que cerca de 80% de todas as espécies de animais do planeta sejam insetos.

Os insetos são encontrados em todo o mundo, nos mais variados ambientes. Mar aberto é o local onde são mais raramente encontrados. Acredita-se que a grande adaptação dos insetos deve-se, entre outros fatores, ao seu tamanho pequeno, ciclo de vida curto e reprodução em grande escala. Além disso, o voo foi fundamental para o sucesso de algumas espécies, uma vez que possibilitou a busca por alimento e a fuga de predadores.

O corpo dos insetos

Os insetos, assim como todos os artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso que garante proteção ao corpo do animal, apêndices articulados, musculatura desenvolvida e simetria bilateral. Além dessas características comuns, observa-se a presença de algumas importantes peculiaridades. São elas:

1. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;

2. Presença de um par de antenas na cabeça;

3. Presença de um par de olhos compostos;

4. Presença de peças bucais formadas por mandíbula, maxila e lábio;

5. Presença de três pares de patas;

6. Presença de asas em algumas espécies.

Observe as principais partes do corpo do inseto
Observe as principais partes do corpo do inseto

Principais sistemas dos insetos

  • Sistema nervoso: Nos insetos, esse sistema é formado por um cérebro de onde parte um cordão nervoso com gânglios.

  • Sistema endócrino: Produz hormônios responsáveis, principalmente, pela reprodução e desenvolvimento.

  • Sistema digestório: Possuem sistema digestório completo, ou seja, com boca e ânus, e a digestão é extracelular.

  • Sistema respiratório: A respiração ocorre por meio de traqueias.

  • Sistema circulatório: O sistema circulatório é aberto, ou seja, o sangue não corre apenas no interior dos vasos.

  • Sistema excretório: Excreção ocorre por túbulos de Malpighi.

Desenvolvimento dos insetos

Os insetos são animais, em sua maioria, dioicos (apresentam sexos separados), mas existem representantes hermafroditas. O desenvolvimento pode ser direto (ametábolos) ou indireto (hemimetábolos e holometábolos). Os hemimetábolos sofrem metamorfose incompleta ou gradual, enquanto os holometábolos apresentam metamorfose completa, com grandes mudanças no organismo durante o desenvolvimento.

Podemos acabar com todos os insetos do planeta?

Apesar de muitas pessoas terem medo de insetos, eles são fundamentais para a vida no planeta. Assim como qualquer ser vivo, eles fazem parte de teias alimentares, servindo de alimento e alimentando-se de várias espécies. Além disso, realizam o processo de polinização, sendo essenciais para a reprodução de algumas angiospermas.

Economicamente, os insetos também são importantes. As abelhas, por exemplo, são responsáveis pela produção do mel e da cera, produtos que possuem alto valor econômico. O bicho-da-seda também é um importante inseto com valor econômico, sendo responsável pela produção de fios de seda.

Vale destacar, no entanto, que os insetos não trazem apenas benefícios. Existem espécies que atacam plantações, como as borboletas em fase de lagarta; outros que se alimentam de madeira, como o cupim, e outros que ainda são responsáveis por transmitir doenças, como é o caso do Aedes aegypti.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados