Limão

O limão é o fruto do limoeiro e é empregado no combate de diversas doenças, pois é rico em vitaminas e sais minerais.

Limão
Limão

O limão (Citrus x limon) é o fruto do limoeiro, uma árvore típica da região sudeste da Ásia. Sabe-se que a fruta foi disseminada por toda a Europa quando os árabes conquistaram a Pérsia. Devido à grande quantidade de vitamina C, o limão foi usado pela marinha britânica para combater o escorbuto em 1742. O limão é, sem dúvida, uma das frutas mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo.

As características da fruta variam conforme a espécie, especialmente no que se refere à sua coloração, variando entre o verde e o amarelo; ao seu tamanho e à textura de sua casca. Os limoeiros são pequenas árvores (podem chegar até 6 metros de altura) que se desenvolvem em climas quentes ou temperados e frutificam durante todo o ano praticamente.

O limão é riquíssimo em vitamina C, importante para combater infecções e substâncias prejudiciais no organismo. A fruta ainda contém quantidades consideráveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. O limão é empregado contra inúmeras doenças e problemas de saúde, entre eles: gripe, dor de cabeça, congestões, alergia, mau hálito, asma, anemia, etc.

Entre todas as frutas, o limão é uma das mais aproveitáveis. A partir de sua casca são retiradas substâncias empregadas na indústria de cosméticos. Devido o seu sabor bastante ácido, geralmente o limão não é consumido in natura. Sua polpa é utilizada na fabricação de sucos, sorvetes, refrigerantes, molhos, temperos, aperitivos, entre várias outras aplicações.

Na hora da compra, é recomendável optar pelas frutas mais pesadas. Existem mais de 70 espécies de limão no mundo.

Assuntos Relacionados