Whatsapp icon Whatsapp

Movimentos vegetais

Os vegetais apresentam a capacidade de realizar movimentos, que podem ser classificados em tropismo, nastismo, heliotropismo e tactismo.
Plantas carnívoras realizam movimentos násticos
Plantas carnívoras realizam movimentos násticos

Os vegetais, ao contrário do que muitos pensam, apresentam sim certos movimentos. Crescimentos direcionados e até mesmo deslocamento são observados nas plantas e suas células. Entre os processos que chamamos de movimentos vegetais, podemos citar os tropismos, movimentos násticos, rastreamento solar e tactismo.


 

Tropismo

Diz respeito ao crescimento direcional de uma planta em resposta a algum estímulo externo. Denominamos de positivo o tropismo no qual o crescimento ocorre em direção ao estímulo e de negativo aquele que acontece em direção contrária ao estímulo. Existem diferentes tipos de tropismo:

  • Fototropismo: é o crescimento em resposta à luz. Acontece por causa da redistribuição da auxina para o lado sombreado, o que promove o alongamento celular.

Fototropismo é um crescimento em resposta à luz
Fototropismo é um crescimento em resposta à luz

  • Gravitropismo: é o crescimento induzido pela gravidade. Geralmente, observa-se o crescimento da raiz para baixo (gravitropismo positivo), ao passo que o crescimento do sistema caulinar é para cima (gravitropismo negativo). Nos dois casos, há exceções.

  • Hidrotropismo: é o crescimento em resposta a um gradiente de umidade.

  • Tigmotropismo: é o crescimento em resposta ao contato com o objeto sólido. Esse movimento é o responsável pelo enrolamento das gavinhas em um suporte.
     

Nastismo

Também conhecido como movimento nástico, ocorre em resposta a um estímulo. Entretanto, sua direção independe da direção do estímulo. Pode ser dividido em:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sensitiva fecha suas folhas em resposta a uma estimulação mecânica
A sensitiva fecha suas folhas em resposta a uma estimulação mecânica

  • Nictinastia: esse movimento é chamado de movimento de dormir das folhas e acontece por causa das mudanças no turgor das células motoras presentes no pulvino (espessamento na base do pecíolo de uma folha).

  • Tigmonastia: esse movimento ocorre em consequência de estimulação mecânica e pode ser observado no fechamento das folhas da sensitiva ou ainda da planta carnívora dioneia. Assim como na nictinastia, é resultado de mudanças no turgor das células motoras presentes no pulvino.
     

Heliotropismo

Esse movimento é conhecido também por rastreamento solar e, como o nome indica, diz respeito à orientação dos vegetais em relação aos raios solares durante o dia. Esse mecanismo ainda não é bem explicado.

Girassol realiza rastreamento solar
Girassol realiza rastreamento solar

 

Tactismo

O cloroplasto desloca-se na célula em direção à luz
O cloroplasto desloca-se na célula em direção à luz

O tactismo é um movimento orientado de deslocamento de uma organela, célula ou organismo unicelular em relação a um agente externo. Podemos observar o tactismo quando os cloroplastos se deslocam dentro da célula vegetal em direção à luz.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A importância das auxinas para os vegetais
Veja por que as auxinas são tão importantes para as plantas e como elas atuam.
Fotossíntese
Que tal aprender sobre fotossíntese, o processo que ocorre em plantas, principalmente nas folhas, e em outros organismos? Entenda seu funcionamento e sua importância!
Hormônios Vegetais
A ação dos hormônios no desenvolvimento da planta.
Plantas carnívoras
Conheça mais sobre estas dicotiledôneas que também se utilizam da fotossíntese como fonte nutricional!
Semente
Conheça as principais características da semente e sua importância para os vegetais.
Tecido meristemático
Tecido meristemático, Células vegetais, Parede celular, Vacúolos, Meristema apical, Ramos e raízes, Meristema intercalar, Meristema lateral, Meristema Primário, Crescimento vegetal, Parênquima, Colênquima, Esclerênquima, Meristema Secundário, Câmbio, Xilema e floema.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.