Você está aqui Mundo Educação Biologia Os Sintomas da Menopausa

Os Sintomas da Menopausa

Os Sintomas da Menopausa
Menopausa, fase de transição na vida da mulher

A menopausa é um estágio na vida da mulher e não uma doença, é o momento em que os ovários param de funcionar, de produzir o estrógeno e a progesterona, é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo.

Sua principal característica é o cessar do ciclo menstrual. Em algumas mulheres a menopausa pode ser anunciada por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes.

A menopausa acontece na faixa etária dos 45 aos 55 anos, porém pode acontecer a partir dos 40, essa é chamada de menopausa prematura.

Durante o período da menopausa, grande parte das mulheres sente alguns sintomas como: ondas de calor, suor noturno, insônia, modificação da sexualidade feminina com a diminuição do desejo sexual (libido), ressecamento vaginal, dor durante o ato sexual, diminuição da atenção e memória, alterações de humor, sintomas emocionais, como ansiedade, irritabilidade, depressão, alteração do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio, uma vez que este protege o coração e os vasos sanguíneos contra problemas, proporcionando os níveis do bom colesterol, pois ele evita a formação de trombos que obstruem os vasos e a osteoporose que consiste na diminuição da quantidade de massa óssea, e é nos cinco primeiros anos após a menopausa que ocorre uma perda óssea mais rápida.

 O tratamento para a menopausa é a terapia hormonal, reposição hormonal do estrogênio.

Em mulheres que não podem usar os estrógenos, existem medicamentos que diminuem os sintomas e/ou os efeitos da menopausa.

Assuntos Relacionados

Comentários