Você está aqui Mundo Educação Biologia Anatomia Humana Ossos do membro superior
Ossos do membro superior
Cada membro superior humano é constituído de 32 ossos.
Os membros superiores humanos possuem diversos ossos. Um exemplo é a clavícula que, unida à escápula (outro exemplo) mais posterior, conecta estes membros ao esqueleto. Tanto um quanto outro se dá aos pares, são móveis e fornecem fixação para os músculos.

A escápula se une ao úmero em uma cavidade denominada glenóide.

O úmero é o maior osso do membro superior. Possui cabeça lisa e esférica e seu comprimento (diáfise) é liso e fino. Em uma de suas extremidades, participa da articulação do cotovelo, se ligando, nesta região, à ulna.

      
clavícula, escápula e úmero

A ulna é o osso mais longo do antebraço. Este se articula, também, com o rádio. Ambos se ligam aos ossos do punho (ossos do carpo).

A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.

Em seguida aos ossos do carpo, seguem os metacarpos. Nestes, temos cinco ossos longos, numerados de I a V a partir do polegar: estes constituem os dedos da mão. A cabeça destes ossos, extremidade distal, se articula com suas respectivas falanges.
 

Cada mão apresenta 14 falanges, sendo que no polegar estas são duas: proximal (primeira falange) e distal (segunda falange). Do segundo ao quarto dedo há três falanges em cada: proximal, média (segunda falange) e distal.

As falanges proximais são mais longas que as distais, sendo que as do polegar são mais curtas e largas que as dos outros dedos.
 

 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Tags Relacionadas Radio ulna carpo

Assuntos Relacionados

Comentários