Ovários

Os ovários são órgãos do sistema genital feminino responsáveis por produzir as células reprodutivas femininas e os hormônios sexuais denominados de estrógeno e progesterona.

Ovários
Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução

Os ovários são estruturas muito importantes para o corpo da mulher. Eles apresentam funções essenciais para o desenvolvimento do corpo e para a reprodução, tais como a produção de hormônios e o desenvolvimento de células reprodutivas.

Anatomia do ovário

Os ovários são órgãos em formato de amêndoas que possuem cerca de 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Eles estão localizados na porção superior da cavidade pélvica, um em cada lado do útero.

A superfície do órgão é coberta por um epitélio germinativo e, logo abaixo, há uma camada de tecido conjuntivo (túnica albugínea). Abaixo dessa túnica, existe uma região cortical que abriga os folículos ovarianos em diferentes estágios de desenvolvimento, corpos-lúteos (massa amarelada temporária no ovário que é formada por um folículo que liberou seu ovócito secundário) e corpus albicans (tecido cicatricial no local de um antigo corpo-lúteo). A parte mais interna do ovário é chamada de medula e é constituída por tecido conjuntivo frouxo.

Antes da primeira ovulação, o ovário possui uma coloração rosada e é liso. Após as ovulações sequentes, ele se torna branco acinzentado e sua textura passa a ser rugosa. Isso acontece porque, após cada ovulação, há a formação de cicatrizes.

Produção de hormônios pelo ovário

Os ovários produzem dois importantes hormônios sexuais, o estrógeno e a progesterona, os quais estão relacionados com a reprodução. O estrógeno é um hormônio que garante o crescimento, desenvolvimento e manutenção dos órgãos reprodutivos. É ele também que garante a regeneração do endométrio após a menstruação. Já a progesterona está mais relacionada com a preparação do útero para receber o bebê e com o desenvolvimento de células secretoras de leite durante a gestação. A diminuição dos níveis desse último hormônio leva ao aborto.

Produção de células reprodutivas (ovogênese)

A ovogênese ocorre no interior dos ovários e está intimamente relacionada com a produção de hormônios. Nesse processo, forma-se, cresce e ocorre a maturação do gameta feminino. Nos seres humanos, a formação desse gameta inicia-se ainda na vida fetal, entretanto, o desenvolvimento só é finalizado na adolescência.

No ovário em formação, as células germinativas diferenciam-se em ovogonias. Durante o primeiro trimestre, ocorrem mitoses que causam o aumento das ovogonias. Por volta do terceiro mês de vida embrionária, as ovogonias entram na meiose e param a divisão na prófase I, sendo nesse ponto chamadas de ovócitos primários. Somente com a puberdade que o ovócito retoma a meiose, um a um em cada ciclo menstrual. Esse ovócito entra na Meiose II, sendo interrompido na metáfase (ovócito secundário). Ocorre, então, a ruptura da parede do folículo maduro e liberação do ovócito secundário (ovulação). Apenas com a entrada do espermatozoide, a divisão meiótica é completada.

CURIOSIDADE: Você sabia que, com a menopausa, ocorre uma regressão no tamanho do ovário?

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados