Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Pegada ecológica

Pegada ecológica

A pegada ecológica é capaz de analisar quanto do planeta estamos utilizando para manter nossos hábitos de consumo.

Pegada ecológica
Suas atitudes ambientais hoje ditam o futuro do planeta

É cada vez mais preocupante a situação do nosso planeta. O homem consome cada dia mais os recursos naturais, não se preocupando com o futuro. A poluição e o consumo exagerado de água, por exemplo, afetam diretamente toda a população, e nós nem nos damos conta de onde estamos errando.

Com o objetivo de saber o quanto cada um de nós e as cidades estão gastando de recursos naturais para manter nosso estilo de vida, foi criada, em 1996, por William Rees e Mathis Wackernagel, a “pegada ecológica”. Essa pegada é uma espécie de medição da utilização dos recursos naturais e está relacionada diretamente com os hábitos de vida de uma população.

A pegada ecológica é calculada com base nos territórios chamados de produtivos, tais como terra para colheita, área de pesca, terra construída e áreas de biodiversidade, e nas formas de consumo de uma população. Entre as formas de consumo, a pegada analisa diversos itens, como a alimentação, transporte, energia e bens e serviços. Podemos dizer, portanto, que a pegada expressa a área (em hectares) que uma população usa para conseguir seu sustento.

Quando analisamos a pegada ecológica, é possível estabelecer uma estimativa entre a quantidade de consumo e o tempo que o planeta precisa para conseguir recuperar aquele recurso (quando é possível haver regeneração). Estima-se que atualmente nosso consumo esteja tão exagerado que, para conseguir manter nosso padrão de vida, necessitaríamos de aproximadamente um planeta e meio.

Claro que a sociedade industrializada consome mais recursos que a com menos tecnologia. Sendo assim, dizemos que ela possui uma maior pegada ecológica. Como sua pegada é maior, ela afeta todo o globo, pois necessita de mais recursos para conseguir suprir sua necessidade de consumo e também acaba poluindo mais por gerar mais resíduos.

Medidas que controlem a pegada ecológica são essenciais para verificar até que ponto nosso impacto está prejudicando o planeta. Se consumirmos mais do que nosso planeta é capaz de produzir, em breve enfrentaremos uma grande crise ambiental, com a falta de recursos e a diminuição acelerada da nossa biodiversidade.

Como posso diminuir minha pegada ecológica?

Você pode diminuir sua pegada ecológica com atitudes simples. Veja só alguns exemplos:

- Sempre que possível, deixe seu carro em casa e procure ir a pé.

- Só compre o que é realmente necessário. Não seja consumista!

- Diminua o consumo de carne, uma vez que populações que se alimentam muito desse produto necessitam da criação de grandes pastagens.

- Diminua o tempo de banho.

-Separe o lixo orgânico do reciclado.

- Não deixe as luzes acesas sem necessidade.

Atenção: Para você calcular sua pegada ecológica, clique aqui! O idioma pode ser escolhido após selecionar o país no mapa.

Assuntos Relacionados