Você está aqui Mundo Educação Biologia Ecologia Poluição
Poluição
Lixo: um problema socioambiental.

O termo poluição ambiental se refere a alterações ocorridas no ambiente, capazes de prejudicar diversas formas de vida e provocar a morte de muitos, a curto e longo prazo, através da liberação de energia e/ou matéria.

Alguns tipos de poluição:

- Poluição sonora
- Poluição térmica
- Poluição do ar
- Poluição por elementos radioativos
- Poluição por substâncias não biodegradáveis
- Poluição por derramamento de petróleo
- Poluição por eutrofização
- Lixo


O comportamento consumista é um dos principais responsáveis por tais problemas ambientais, uma vez que requer a extração de matérias-primas, promove atividades industriais poluentes, provoca o descarte e desperdício, e raramente visa ou incentiva atitudes e atividades sustentáveis.

Além de problemas de saúde e ecológicos – como problemas respiratórios em razão dos poluentes liberados na atmosfera; e perda da biodiversidade, por exemplo, em desastres relacionados ao derramamento de petróleo – a poluição intensifica e revela problemas de caráter socioambiental. Um exemplo diz respeito aos catadores que, muitas vezes sem orientação, não possuem outra alternativa, a não ser revirar o lixo, em busca de materiais recicláveis para que possam vender e garantir condições mínimas de vida.

Repensar nossos hábitos de consumo, cultivar o respeito a todas as formas de vida e cobrar das autoridades medidas para conter a poluição – como investir em transporte coletivo de qualidade, desenvolvimento de energias alternativas e diminuir a produção de produtos descartáveis – são atitudes importantes para driblar esse problema ambiental.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia


Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Artigos de "Poluição"

Comentários