Você está aqui Mundo Educação Biologia Fisiologia Por que devemos respirar pelo nariz?

Por que devemos respirar pelo nariz?

Muitas pessoas perguntam-se por que devemos respirar pelo nariz, uma vez que a boca também capta o ar. Entretanto, vale lembrar que o papel do nariz vai além da captação de ar.

Por que devemos respirar pelo nariz?
A respiração pelo nariz garante que o ar entre no sistema respiratório aquecido, umedecido e limpo

Você conhece alguém que respira pela boca? Em virtude da conexão existente entre o sistema digestório e o respiratório, a boca também permite que o oxigênio chegue aos pulmões, entretanto, esse tipo de respiração não é saudável.

Por que é importante respirar pelo nariz?

O nariz apresenta adaptações que garantem uma maior eficiência respiratória. Ele é responsável, por exemplo, por filtrar substâncias e realiza esse processo de duas formas diferentes:

  1. Presença de pequenos pelos (vibrissas): os pelos presentes no nariz ajudam a filtrar algumas partículas do ar. Normalmente a presença desses pelos garante proteção contra partículas maiores, como insetos.

  2. Presença de muco: diferentemente dos pelos, o muco está relacionado com a retenção de partículas mais finas, tais como poeira e fuligem, sendo também responsável pela proteção contra micro-organismos. Após reter as partículas por meio do batimento de cílios, o muco é levado até a faringe, onde é deglutido ou expelido.

Vale destacar, no entanto, que o nariz não garante apenas que o ar seja filtrado. É responsabilidade dessa estrutura também o aquecimento do ar, uma vez que o ar frio dificulta o funcionamento do sistema respiratório, e a sua umidificação. O aquecimento é conseguido pelo tecido conjuntivo presente na cavidade nasal, que é amplamente vascularizado (há muitos vasos sanguíneos). A umidificação, por sua vez, deve-se à presença de glândulas que produzem uma secreção serosa.

Respirar pela boca pode ter consequências?

Respirar pela boca pode, sim, ter consequências. Uma delas é a alteração da aparência da face, pois pode causar modificações nos dentes, que ficam mais à frente, e no palato, por exemplo. Além disso, pode causar também o ronco, a apneia do sono (distúrbio que causa a parada da respiração durante o sono) e o cansaço. Como o nariz realiza a filtração do ar, a respiração pela boca também aumenta os riscos de infecções das vias aéreas e o aumento de casos de bronquite.

Por que muitas pessoas respiram pela boca?

Geralmente a respiração pela boca está associada a fatores que impedem uma respiração adequada pelo nariz. Pessoas com esse tipo de respiração geralmente enfrentam problemas como rinite alérgica, aumento da adenoide, desvio de septo, sinusites e má-formações da face. Sendo assim, ao notar uma respiração inadequada, é fundamental procurar auxílio médico para tratar o problema.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados