Você está aqui Mundo Educação Biologia Fisiologia Qual é a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente?

Qual é a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente?

Para saber qual é a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente, é necessário avaliar a idade, sexo, hábitos de vida e saúde do paciente.

Qual é a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente?
A quantidade de água que deve ser ingerida diariamente varia de pessoa para pessoa

Todos nós sabemos que a ingestão diária de água é fundamental para a nossa sobrevivência. Entretanto, existe muita dúvida a respeito da quantidade adequada para cada pessoa e se o número de litros indicado varia de acordo com o sexo e com a idade.

Primeiramente devemos nos lembrar de que a água ingerida não pode ser inferior àquela eliminada pela urina, fezes, transpiração e respiração. Sendo assim, podemos perceber rapidamente que a quantidade de água que deve ser ingerida varia de pessoa para pessoa, dependendo de suas atividades diárias e de seu estado de saúde.

Uma pessoa que faz exercícios físicos e, consequentemente, perde muita água pela transpiração necessita de maior hidratação quando comparada a uma pessoa que passa grande parte do dia em repouso. Uma maior hidratação também é recomendada para pessoas com queimaduras, com diarreia prolongada, que consomem álcool, que fazem uso de diuréticos, diabéticos, gestantes, lactantes, entre outros.

Além dos hábitos de vida e da saúde de cada um, a idade e o sexo também influenciam na quantidade de água necessária. Bebês de até seis meses de idade, por exemplo, não necessitam ingerir água, uma vez que retiram essa substância do leite materno. Segundo alguns autores, adolescentes do sexo masculino devem beber 2,6 litros de água, enquanto as meninas necessitam de 1,8 litro. Já as pessoas adultas, independentemente do sexo, devem beber em média 2,2 litros diários, segundo alguns autores, e 2,5 litros, segundo outros. O Ministério da Saúde recomenda pelo menos dois litros de água diariamente.

Diante das divergências de dados entre os autores, alguns médicos e nutricionistas recomendam um cálculo simples baseado no fato de que, a cada quilograma de massa, uma pessoa necessita de 35 ml de água. Sendo assim, uma pessoa de 60 kg deveria tomar 2,1 litros de água diariamente.

Litros de água diários = 35 x Peso

É importante que a água seja ingerida independentemente da sede do paciente, pois esse é um sinal claro de início de desidratação, um problema grave causado pela falta de água e alguns sais nela presentes. Outro sinal de que seu corpo necessita de água é a urina. Quando ela está muito escura, é sinal de que seu corpo precisa de hidratação.

Sendo assim, fique atento aos sinais do corpo. A hidratação é fundamental para a saúde e está relacionada com uma melhora nos quadros de enxaqueca, fadiga, constipação e também ajuda na perda de peso.

A ingestão de água é essencial para a saúde! Hidrate-se! 

Assuntos Relacionados

Comentários