Sangue
Componentes do sangue e suas aproximadas proporções

Uma pessoa adulta tem, em seu corpo, aproximadamente cinco litros de sangue. Uma vez que permite a eliminação de substâncias tóxicas, auxilia na defesa imunológica do indivíduo, transporta nutrientes, hormônios, oxigênio, dentre outras funções, é inegável a sua importância.

O sangue é composto pelo plasma (um líquido amarelado, rico em água, sais minerais, proteínas e hormônios), algumas células e fragmentos celulares. Estes últimos são as plaquetas, oriundas de células anucleadas denominadas megacariócitos; e responsáveis pela coagulação sanguínea. As plaquetas também são denominadas trombócitos, e se apresentam na proporção de 300 mil para cada milímetro cúbico de sangue.

As células são:

- Hemácias: também chamadas de eritrócitos, ou glóbulos vermelhos; estas células são as mais abundantes do sangue, sendo responsáveis pelas trocas gasosas, e também pela coloração vermelha que ele possui – graças à presença de um pigmento denominado hemoglobina. Elas são geralmente arredondadas, levemente achatadas no centro e muito flexíveis. Há cerca de 4,5 milhões de hemácias para cada milímetro cúbico de sangue.

As hemácias da maioria dos mamíferos não possuem núcleo.

Hemácias nucleadas
Hemácias nucleadas.

Hemácias anucleadas
Hemácias anucleadas.

- Leucócitos: também chamados de glóbulos brancos, tais células têm, como principal função, a defesa do organismo de micro-organismos ou substâncias estranhas. Significantemente maiores que as hemácias, e apresentando núcleo, há entre 5 e 10 mil leucócitos para cada milímetro cúbico de sangue.

Existem cinco tipos de glóbulos brancos:

Neutrófilo
Neutrófilo.

Eosinófilo
Eosinófilo.

Basófilo
Basófilo.

Linfócito
Linfócito.

Monócito
Monócito.



Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Mundo Educação

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados