Você está aqui Mundo Educação Biologia Biologia celular Células Tamanho e Forma das Células

Tamanho e Forma das Células

O tamanho das células depende de sua área e volume, já a forma possui um modelo de acordo com a sua função. A forma e a função são determinadas por meio dos genes.

Tamanho e Forma das Células
A configuração das células

Segundo a lei de Spencer o volume da célula cresce mais rápido que a área, uma vez que o aumento do volume é proporcional ao cubo das dimensões lineares e o crescimento da superfície é proporcional ao quadrado das dimensões.

Essa relação desproporcional em decorrência do crescimento incita graves problemas de sustento e trocas gasosas da célula com o meio externo.

Caso uma célula aumente de tamanho 10 vezes o seu volume será mil vezes maior e conseqüentemente a necessidade de suprimento e oxigênio para manter seu equilíbrio estrutural aumentará mil vezes.

Se a superfície cresceu somente cem vezes, automaticamente o seu poder de recolhimento de alimentos e de oxigênio se torna maior somente cem vezes.

A forma e a função da célula

Cada célula possui um modelo de acordo com a sua função, e desse modo forma e função são conferidas por meio dos genes.

A forma recebe influência de diversos fatores externos, como a pressão de outras células que as deixam achatadas. Nos vegetais apresenta a forma angulosa, nos animais as células são desprovidas de parede celular e são mais onduladas.

Assuntos Relacionados

Comentários