Whatsapp icon Whatsapp

Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo apresenta variados tipos celulares, que são separados por uma matriz extracelular composta de fibras e substância fundamental.
O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo
O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo

No corpo humano, há quatro grupos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Neste texto falaremos sobre o tecido conjuntivo, responsável pelo suporte do corpo.

Características gerais do tecido conjuntivo

O tecido conjuntivo origina-se de um tecido embrionário denominado de mesênquima e possui vários tipos celulares, que estão separados uns dos outros por uma matriz extracelular de quantidade variável. Essa matriz é composta por proteínas fibrosas e uma substância viscosa, denominada de substância fundamental, que é formada basicamente por glicosaminoglicanas e proteoglicanas.

O tecido conjuntivo, de modo geral, apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância fundamental. As células desse tecido são variadas e podem pertencer a dois grupos principais: células residentes e células transientes. As células residentes são aquelas que estão permanentemente em um tecido conjuntivo, e as transientes são aquelas que migram pelos tecidos conjuntivos do corpo.

Classificação dos tecidos conjuntivos

Os tecidos conjuntivos podem ser classificados de diversas formas. Veja na ilustração a seguir a classificação dos principais tipos:

Observe que os tecidos conjuntivos podem ser classificados em dois grupos principais
Observe que os tecidos conjuntivos podem ser classificados em dois grupos principais

O tecido conjuntivo propriamente dito está espalhado amplamente pelo nosso organismo. Ele pode ser dividido em frouxo e denso. O frouxo apresenta fibras que não estão firmemente arranjadas, e o denso possui grande quantidade de fibras intimamente entrelaçadas. O tecido conjuntivo denso pode ser ainda classificado em modelado e não modelado. Enquanto o não modelado apresenta fibras dispostas de maneira desordenada, no modelado as fibras estão orientadas de forma paralela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os tecidos conjuntivos especiais apresentam células e funções bastante distintas. Entre os principais tipos, podemos citar o tecido adiposo, que possui células que armazenam substâncias lipídicas; o tecido cartilaginoso, que forma nossas cartilagens, tais como aquelas encontradas no nosso nariz e orelha; o tecido ósseo, que forma os ossos do nosso esqueleto; e o tecido hematopoiético, que atua na formação das células sanguíneas. Alguns autores consideram ainda o sangue como um tipo especial de tecido conjuntivo em que a matriz está presente no estado líquido.

Funções do tecido conjuntivo

Entre as principais funções desse tecido no nosso corpo, podemos citar:

  • Sustentação de tecidos e órgãos;

  • Preenchimento de espaço entre os tecidos;

  • Nutrição dos tecidos epiteliais;

  • Proteção de órgãos internos;

  • Reserva energética (células adiposas);

  • Defesa contra organismos patogênicos;

  • Produção de células sanguíneas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Leucócitos: células que defendem nosso organismo
Clique aqui e saiba mais sobre os leucócitos, células responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Tecido hematopoiético
Tecido reponsável pela formação de cálulas sanguíneas e pela defesa imunitária.
Tecido ósseo
Aprenda um pouco mais sobre o tecido ósseo. Conheça as principais características desse tecido. Saiba quais são seus componentes celulares e quais são suas funções.
Tipos de Cartilagem
A cartilagem é um tecido essencial para a formação do corpo humano. Conheça as classificações desse tecido e quais funções ele exerce.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.