Whatsapp icon Whatsapp

Tecido hematopoiético

Hemácias: células sanguíneas produzidas pelo tecido hematopoiético
Hemácias: células sanguíneas produzidas pelo tecido hematopoiético
O tecido conjuntivo é dividido em:  

1- Tecido conjuntivo propriamente dito:
1.1- Frouxo
1.2- Denso
1.2.1- Modelado
1.2.2- Não-modelado

2- Tecidos conjuntivos especiais:
2.1- Ósseo
2.2- Cartilaginoso
2.3- Hematopoiético
2.4- Adiposo
 
Este texto enfocará, desta forma, um tipo de tecido conjuntivo especial: o tecido hematopoiético, também denominado hemocitopoiético ou tecido conjuntivo reticular.
 
O tecido hematopoiético é formado por fibras e tipos celulares que dão suporte às células formadoras do tecido sanguíneo (células pluripotentes). Assim, hemácias, plaquetas e glóbulos brancos (neutrófilos, basófilos, monócitos e eosinófilos), além de linfócitos, são produzidos neste tecido conjuntivo, a partir de tipos celulares precursores.
 
Está localizado na medula óssea (tecido mieloide), em costelas, vértebras, ossos do crânio e extremidades do fêmur e úmero, caracterizando a medula óssea vermelha.  É encontrado também em órgãos linfáticos, como baço, timo, linfonodos, nódulos linfáticos e tonsilas palatinas: tecido linfático ou linfoide. Esse último é também responsável pela remoção de detritos e células sanguíneas debilitadas.
 
Este tecido é bastante considerado no tratamento das leucemias aguda e mieloide crônica, já que o uso de suas células, com grande capacidade de diferenciação, é uma alternativa ao transplante de medula óssea.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.