Você está aqui Mundo Educação Biologia Histologia Animal Tecido hematopoiético
Tecido hematopoiético
Hemácias: células sanguíneas produzidas pelo tecido hematopoiético
O tecido conjuntivo é dividido em:  

1- Tecido conjuntivo propriamente dito:
1.1- Frouxo
1.2- Denso
1.2.1- Modelado
1.2.2- Não-modelado

2- Tecidos conjuntivos especiais:
2.1- Ósseo
2.2- Cartilaginoso
2.3- Hematopoiético
2.4- Adiposo
 
Este texto enfocará, desta forma, um tipo de tecido conjuntivo especial: o tecido hematopoiético, também denominado hemocitopoiético ou tecido conjuntivo reticular.
 
O tecido hematopoiético é formado por fibras e tipos celulares que dão suporte às células formadoras do tecido sanguíneo (células pluripotentes). Assim, hemácias, plaquetas e glóbulos brancos (neutrófilos, basófilos, monócitos e eosinófilos), além de linfócitos, são produzidos neste tecido conjuntivo, a partir de tipos celulares precursores.
 
Está localizado na medula óssea (tecido mieloide), em costelas, vértebras, ossos do crânio e extremidades do fêmur e úmero, caracterizando a medula óssea vermelha.  É encontrado também em órgãos linfáticos, como baço, timo, linfonodos, nódulos linfáticos e tonsilas palatinas: tecido linfático ou linfoide. Esse último é também responsável pela remoção de detritos e células sanguíneas debilitadas.
 
Este tecido é bastante considerado no tratamento das leucemias aguda e mieloide crônica, já que o uso de suas células, com grande capacidade de diferenciação, é uma alternativa ao transplante de medula óssea.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Assuntos Relacionados

Comentários