Você está aqui Mundo Educação Biologia Botânica Tecidos parenquimáticos
Tecidos parenquimáticos
Células do parênquima amilífero contendo amiloplastos.

O parênquima é um tipo de tecido formado por células pouco especializadas, preenchendo os espaços entre os demais tecidos de uma planta. Porém, apresentando funções específicas, conforme a classificação descrita abaixo:

Parênquima cortical → Tecido de preenchimento que fica abaixo da epiderme na região medular, denominada córtex. Pode ocorrer em caules e raízes.

Parênquima clorofiliano → Tecido formado por uma camada de células uniformes e clorofiladas, facilitando as trocas gasosas entre o gás carbônico e oxigênio (converter energia luminosa em energia química).

Parênquima Aqüífero → Tecido constituído por células relativamente grandes, com um notável vacúolo, envolvido por uma fina camada de citoplasma, sendo responsável pelo armazenamento de água.

Parênquima Aerífero → Tecido cujas células apresentam grandes espaços intercelulares, facilitando a circulação de gases, fazendo com que, principalmente os vegetais aquáticos flutuem.

Parênquima Amilífero → Tecidos vegetais contendo células com plastos responsáveis por armazenar substâncias de reserva (amido, proteínas e lipídeos).

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados