Você está aqui Mundo Educação Biologia Top 5 dos temas mais recorrentes em Biologia no Enem

Top 5 dos temas mais recorrentes em Biologia no Enem

Entre os temas mais recorrentes em Biologia no Enem, destaca-se a Ecologia, que geralmente é abordada de forma bastante básica, mas sempre contextualizada.

Top 5 dos temas mais recorrentes em Biologia no Enem
Ao estudar para o Enem, é importante conhecer alguns dos temas mais recorrentes

O Enem é uma prova que se destaca pelas questões contextualizadas e também por abordar temas de bastante relevância em cada uma das disciplinas cobradas. Com Biologia, não é diferente. O Enem sempre cobra questões com temas básicos, que, no entanto, necessitam de atenção e capacidade de interpretação dos alunos.

Alguns temas são mais cobrados que outros quando analisamos as provas do Enem. Isso acontece porque a prova sempre busca relacionar o conteúdo ao cotidiano. A seguir veremos o top 5 dos principais temas de Biologia cobrados no Enem.

1- Ecologia

Sem dúvidas, o tema mais cobrado no Enem é ecologia. Todos os anos é possível encontrar questões sobre o tema.

Os temas são variados, mas, na maioria das vezes, refletem conteúdos bastante básicos, como o conceito de cadeia alimentar e níveis tróficos, que já foram cobrados em várias edições, inclusive a de 2015. Vale destacar que, além de conceitos básicos, problemas ambientas são sempre tratados, como o fenômeno da eutrofização, o qual já foi cobrado em mais de uma edição.

Veja a seguir uma das questões do Enem que abordam esse tema:

(Enem 2015) Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um habitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade, pois pressupõe-se que toda a cadeia trófica é contaminada a partir dele.

ANDRÉA, M. M. Bioindicadores ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).

O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por

a) algas.

b) peixes.

c) baleias.

d) camarões.

e) anêmonas.

Resolução: Na questão, fala-se que, quanto mais baixo for o nível trófico de um organismo, maior será sua utilidade como bioindicador. Podemos concluir, portanto, que as algas são os melhores bioindicadores, pois constituem o grupo dos produtores. A resposta, portanto, é letra a.

2- Genética

Outro tema que merece destaque é a Genética, a qual é cobrada de diferentes formas. Conhecimentos básicos são muito cobrados, mas é preciso ter em mente que não basta decorar um conceito, é fundamental saber aplicá-lo. Além disso, avanços na área de Genética também são abordados, como é o caso dos organismos geneticamente modificados e a técnica do DNA recombinante.

Veja a seguir uma questão de genética recentemente abordada no ENEM:

(Enem 2014) Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo

Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?

a) Clone.

b) Híbrida.

c) Mutante.

d) Adaptada.

e) Transgênica.

Resolução: Na questão, observa-se que houve a extração de um gene de interesse, sua fabricação e posterior inserção na planta. Por ter ocorrido uma modificação do material genético por meio de técnicas de Engenharia Genética, a planta em questão pode ser definida como transgênica.

3- Fisiologia

Fisiologia animal também é um tema bastante recorrente em provas do Enem. Compreender o funcionamento dos sistemas do nosso corpo e de outros animais, bem como sua importância para o funcionamento do organismo como um todo, é essencial para responder às questões do Enem.

Veja abaixo uma das questões sobre o tema na prova de 2015:

(Enem 2015) Durante a aula, um professor apresentou uma pesquisa nacional que mostrava que o consumo de sódio pelos adolescentes brasileiros é superior ao determinado pela Organização Mundial da Saúde. O professor, então, destacou que esse hábito deve ser evitado.

A doença associada a esse hábito é a

a) obesidade.

b) osteoporose.

c) diabetes tipo II.

d) hipertensão arterial.

e) hipercolesterolemia.

Resolução: O aumento de consumo de sódio está relacionado com o problema da hipertensão arterial. Isso ocorre porque o sódio provoca retenção de líquido e, consequentemente, aumenta a tendência à hipertensão.

4- Evolução

A evolução é um dos temas mais importantes da Biologia e, por isso, também não poderia ficar de fora das provas do Enem. Um dos pontos mais importantes para responder a questões sobre esse tema é estar atento às teorias evolutivas e aos autores que as propuseram. A teoria evolutiva proposta por Darwin, sem dúvidas, é a mais cobrada. Vale frisar também que é frequentemente cobrada a evolução de determinado grupo de organismos.

Analise uma questão do Enem sobre esse tema:

(Enem 2014) Embora seja um conceito fundamental para a biologia, o termo “evolução” pode adquirir significados diferentes no senso comum. A ideia de que a espécie humana é o ápice do processo evolutivo é amplamente difundida, mas não é compartilhada por muitos cientistas.

Para esses cientistas, a compreensão do processo citado baseia-se na ideia de que os seres vivos, ao longo do tempo, passam por

a) modificação de características.

b) incremento no tamanho corporal.

c) complexificação de seus sistemas.

d) melhoria de processos e estruturas.

e) especialização para uma determinada finalidade.

Resolução: Letra a). A evolução pode ser encarada como um processo em que os organismos sofrem mudanças através do tempo. Isso quer dizer que a espécie humana não é o ápice do processo evolutivo, uma vez que todas as espécies estão sujeitas a modificações e, consequentemente, à evolução.

5- Doenças

As relações estabelecidas entre um parasita e um hospedeiro são também frequentemente cobradas em provas do Enem, principalmente doenças de grande conhecimento da população. Para responder às questões sobre esse tema, é fundamental conhecer bem o ciclo de vida dos parasitas e seus efeitos nos hospedeiros. Viroses são também frequentemente cobradas, sendo fundamental o conhecimento das formas de transmissão, bem como os agentes etiológicos e vetores, quando houver.

Observe abaixo uma questão sobre esse assunto:

(Enem 2015) Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado).

Esse fato pode ser atribuído à

a) maior taxa de mutação do vírus da febre amarela do que do vírus da dengue.

b) alta variabilidade antigênica do vírus da dengue em relação ao vírus da febre amarela.

c) menor adaptação do vírus da dengue à população humana do que do vírus da febre amarela.

d) presença de dois tipos de ácidos nucleicos no vírus da dengue e somente um tipo no vírus da febre amarela.

e) baixa capacidade de indução da resposta imunológica pelo vírus da dengue em relação ao da febre amarela.

Resolução: O vírus da dengue sofre mais mudanças que o vírus da febre amarela. Quando se fala da variação antigênica do vírus, faz-se referência às mudanças no antígeno de superfície que ocorrem nesse organismo.

Apesar de simples, os temas mais cobrados no Enem necessitam de reflexão e também do entendimento a respeito dos diferentes conceitos que cercam essa ciência. Agora que você já sabe a tendência, por que não dar uma atenção especial a esses conteúdos? Lembre-se apenas de que a Biologia é uma ciência muito ampla e outros temas certamente aparecerão na sua prova!

Bons estudos!

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados