Você está aqui Mundo Educação Biologia Bioquímica Vitaminas do complexo B

Vitaminas do complexo B

Faz parte do complexo B um grupo de oito vitaminas solúveis em água. Elas estão relacionadas com diversas funções, como a manutenção do sistema nervoso e cardiovascular.

Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em diferentes alimentos

As vitaminas são substâncias orgânicas extremamente importantes para o funcionamento do organismo. O termo vitamina foi criado pelo químico Casimir Funk em 1912, após a descoberta da tiamina ou vitamina B1. As principais vitaminas conhecidas são a A, B, C, D e E.

Vitaminas do complexo B

São um grupo constituído por oito vitaminas hidrossolúveis (solúveis em água). São elas:

  • Vitamina B1 ou tiamina: atua no organismo como coenzima e é responsável por garantir o funcionamento adequado do sistema nervoso e do sistema circulatório, além de prevenir o envelhecimento e combater a depressão. Como exemplos de alimentos ricos em tiamina, podemos citar a carne vermelha, vegetais folhosos e grãos de cereais integrais.

    A falta da vitamina B1 pode desencadear um problema conhecido como beribéri, uma doença que pode até mesmo causar a morte. Os sintomas do beribéri são dormência e formigamento dos membros, dificuldade respiratória e problemas cardíacos.

  • Vitamina B2 ou riboflavina: está relacionada, entre outras funções, com a formação das hemácias, regulação das enzimas da tireoide, prevenção da catarata, manutenção da pele e produção hormonal. Os alimentos com quantidade significativa de riboflavina são: levedo de cerveja, leite e derivados, carnes, vísceras, vegetais folhosos, ovos, entre outros.

  • Vitamina B3 ou niacina: apresenta como principais funções a redução do colesterol e triglicerídios e a regulação do sistema nervoso e imunológico. A niacina é encontrada em alimentos como carne vermelha, leite e derivados, peixe, ovos, cereais integrais, leveduras e vegetais.

    A deficiência de niacina causa o quadro conhecido como pelagra ou doença dos três “Ds”. Esse último nome advém das três manifestações características desse problema: demência, diarreia e dermatite. Todavia, normalmente, os três sintomas não ocorrem no mesmo indivíduo.

  • Vitamina B5 ou ácido pantotênico: está relacionada com a formação de hemácias e anticorpos e com a desintoxicação química. Essa vitamina é encontrada principalmente em carnes de vaca, frango, vísceras, batata, cereais integrais, gema de ovo e brócolis.

  • Vitamina B6 ou piridoxina: possui importante papel na prevenção de doenças cardíacas, atua na manutenção do funcionamento adequado do sistema nervoso central e também do sistema imune, além de ser responsável pelo equilíbrio hormonal. Como alimentos que contêm a piridoxina, podemos citar a levedura da cerveja, vísceras, carne de galinha e cereais integrais.

  • Vitamina B7 ou biotina: relaciona-se com a regulação da expressão gênica e é responsável pelo crescimento celular, produção de ácidos graxos, além de ajudar na redução da quantidade de açúcar no sangue. Essa vitamina também contribui para um cabelo forte e com brilho. Podemos encontrá-la em grande quantidade no fígado bovino, sendo essa a principal fonte alimentar. A biotina também é sintetizada na flora intestinal.

  • Vitamina B9 ou ácido fólico: ajuda na síntese de DNA, atua na saúde dos cabelos e previne problemas no nascimento e durante a gestação, doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, garante a manutenção do sistema nervoso, circulatório e imunológico. Ela pode ser encontrada em uma grande quantidade de alimentos, destacando-se as vísceras, carnes, vegetais folhosos, leguminosas e gemas de ovo.

  • Vitamina B12 ou cianocobalamina: atua nos glóbulos vermelhos, células nervosas, equilíbrio hormonal e até mesmo na pele. A falta dessa vitamina pode desencadear algumas manifestações neurológicas. Pode ser encontrada em vísceras, carnes, peixe, ovos, leite e derivados.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados