Você está aqui Mundo Educação Carnaval

Carnaval

Publicado por: Cláudio Fernandes 0 Comentário
O carnaval é uma das festas mais antigas do mundo
O carnaval é uma das festas mais antigas do mundo
  • Qual é a origem do Carnaval?

O Carnaval, nome que vem do latim Carnis levale, e significa “retirar a carne”, “abster-se da carne”, era, inicialmente, a expressão usada pelos primeiros cristãos da Igreja Católica Romana para se referirem ao jejum e outras práticas penitenciais que faziam para a entrada no período da Quaresma (um período de 40 dias que antecede a data da Páscoa quando é celebrada a Ressurreição de Cristo). Entretanto, com o tempo, essa expressão passou a designar outros fenômenos remanescentes da cultura pagã clássica.

A palavra Carnaval passou a ser usada para descrever os rituais pagãos ligados a divindades como Saturno, deus romano associado ao inverno, à devassidão e à subversão social. A festa de Saturno era chamada de Saturnália e ocorria geralmente em algum dia da segunda metade de dezembro, regada a sacrifício de animais e orgias. De modo semelhante, havia outra festa intitulada Lupercália, dedicada aos deuses inferiores ou infernais, que ocorria geralmente em 15 de fevereiro e caracterizava-se também por orgias e sacrifícios rituais (Para saber mais, clique aqui).

Essas e outras festas representavam para os cristãos os três adversários do espírito, isto é, “o mundo, a carne e o pecado”. Por isso, a partir do século XI, a Igreja instituiu o início da Quaresma logo após o Carnaval para que os fiéis pudessem abdicar dos pecados.
 

  • Que relação o Carnaval tem com o calendário cristão?

A data da Páscoa, como dito, consiste na celebração da Ressurreição de Cristo, sendo, portanto, o dia mais importante do calendário católico. Ela é sempre comemorada no Equinócio da Primavera. Todas as outras datas religiosas são determinadas por esse dia. O Carnaval, mesmo não sendo uma data religiosa, subordina-se à Páscoa porque é sempre depois dele (que sempre cai em uma terça-feira) que vem a Quarta-feira de Cinzas, o dia em que se oficializa o início da Quaresma.
 

  • Carnaval no Brasil

No Brasil, o Carnaval foi introduzido pelos portugueses no século XVII por meio da festa conhecida como Entrudo, que já era praticada na Europa. O Entrudo demorava cerca de três dias e encerrava-se nas vésperas da Quarta-feira de Cinzas (para saber mais a respeito, clique aqui). O fato é que essas festas acabaram sendo mescladas com danças e ritmos e festas de populações africanas de escravos que aqui trabalhavam. Com o tempo, alguns nichos regionais desenvolveram sua própria tradição carnavalesca.

Esse é o caso da tradição de Pernambuco, com o maracatu rural e os bonecos gigantes de Olinda; o da região do Amazonas, com rituais folclóricos como o Bumba meu boi; o da Bahia, com os blocos de rua e os trios elétricos; e, sobretudo, o do Rio de Janeiro, também com os blocos de rua, mas, principalmente, com os desfiles de escolas de samba, que têm projeção internacional, nos quais são avaliados por jurados vários itens, desde as fantasias usadas até a letra do samba-enredo.

A origem do termo samba

A origem do termo samba

História do Samba, Samba, a origem do termo samba, o significado...

A prática carnavalesca do entrudo

A prática carnavalesca do entrudo

O entrudo era uma prática carnavalesca das classes populares do Brasil....

Carnaval no Brasil

Carnaval no Brasil

Carnaval no Brasil, como o carnaval chegou ao Brasil, o Entrudo,...

Carnaval no Mundo

Carnaval no Mundo

Carnaval no Mundo, Carnaval, uma das festas mais tradicionais no Brasil,...

Cuidados com o Corpo Durante o Carnaval

Cuidados com o Corpo Durante o...

Cuidados com o Corpo Durante o Carnaval, recomendações para quem vai...

Origens do carnaval

Origens do carnaval

Conheça a história de origem do carnaval, uma das festas mais...

Samba Enredo

Samba Enredo

Samba enredo, o que é o samba enredo, a origem do...

Samba: Produto do Morro?

Samba: Produto do Morro?

Samba, História do samba, escolas de samba, Noel Rosa, origem do...