Você está aqui Mundo Educação Carnaval Samba Enredo

Samba Enredo

Samba Enredo
Neguinho da Beija-Flor: Cantor de samba-enredo
O samba enredo é uma modalidade do samba moderno que surgiu em 1930, como peça oficial do carnaval no Rio de Janeiro, para dar mais vida ao desfile de uma escola de samba. Esse é criado com letra e melodia relatando fatos da natureza, do próprio samba e da vida daqueles que estariam sambando na avenida. A partir de 1930, os sambas enredos passaram a focar personagens, fatos históricos, temas culturais e sociais contando a história da personagem ou relatando algum fato.

Em 1946, os sambas enredos não mais podiam ser improvisados na hora do desfile. A partir desse período eles passaram a ser criados com bastante antecedência. Dessa forma, inúmeros sambas enredos são criados para que a melhor letra e melodia sejam escolhidas.

Como peça fundamental do carnaval, o samba enredo é um dos quesitos julgados pelos júris em cada escola de samba. Esse, não tem regra acerca de sua melodia, sendo que pode ser apresentado de forma romântica, badalada ou calma, importa apenas que seja condizente com a apresentação da escola.

Assuntos Relacionados