Você está aqui Mundo Educação China Aspectos importantes da China

Aspectos importantes da China

Aspectos importantes da China
Monte Everest: uma paisagem chinesa
Após a junção do Império Qin, a China percorreu um longo tempo subordinado aos domínios de treze dinastias, ou seja, o poder permaneceu nas mãos de uma única família, esses possuíam uma configuração complexa de reinos, principados, ducados, condados e marquesados.

O poder era concentrado no Imperador, além de contar com a participação de seus auxiliares, como ministros civis e militares e especialmente o primeiro-ministro.

Ocasionalmente ocorria a tomada do poder por parte de oficiais ou mesmo familiares.

Para estabelecer relações político-administrativas eram realizados, principalmente, casamentos, coligações militares e ofertas.

Atualmente a política chinesa é regida pelo Partido Comunista Chinês, que instaurou no país a planificação da Economia chinesa, isso significa que o Estado é responsável pelo sistema produtivo, as empresas e as propriedades rurais são estatais, esse sistema foi implantado por Mao Tse-Tung.

Território

A China é regionalizada administrativamente, ao longo da história sempre ocorreram modificações de forma crescente, desse modo a China possui a seguinte configuração: no alto da hierarquia regional chinesa se encontra os circuitos e as províncias (Sheng), as outras divisões emergiram posteriormente, tais como prefeituras, subprefeituras, departamentos, comarcas (Xiang), distritos (Xian) e áreas metropolitanas. Essas características não são totalmente definidas, uma vez que na tradução para o português existem divergências.

A geografia

A geografia chinesa é descrita como sendo complexa, pois tem inserido em seu território uma imensa variedade de elementos paisagísticos (relevo, vegetação, cordilheira entre outros), desses se destacam os planaltos e as montanhas localizadas a oeste, e relevos de menor altitude a leste.

Essa configuração leva os rios a escoar suas águas de oeste para leste, são eles: Chang Jiang, Huanghe, Amur, além dos que correm rumo ao sul como os Rios das Pérolas, Rio Mekong, Brahmaputa, ressaltando que todos esses rios deságuam no Oceano Pacífico.

Em toda costa leste do Mar Amarelo e Mar da China Oriental concentra planície Aluvial, a costa do Mar da China do sul possui configuração montanhosa, já no sul o relevo é de características constituídas por serras e cordilheiras com altitudes pouco elevadas.

No Himalaia se encontra o ponto mais alto, o Monte Everest, que corresponde à montanha mais elevada do mundo com 8.850 metros de altitude.

O sudoeste chinês é composto por paisagens de altos planaltos, paisagens áridas e desertos como Takla-Makan e o deserto de Gobi que cresce cada vez mais.

Assuntos Relacionados