Você está aqui Mundo Educação China República Popular da China

República Popular da China

República Popular da China
Muralha da China: um dos maiores símbolos do país
A China é um país independente politicamente, localizado a leste do continente asiático, possui um extenso território com dimensões continentais, conta com uma área 9.956, 960 km2.

A China é o país mais populoso do mundo, nesse território vivem aproximadamente 1,3 bilhões de pessoas, algumas estimativas prevêem que esse número pode ser ainda maior, pois muitas crianças não são registradas pelos pais por causa do controle de natalidade estabelecido pelo governo chinês que estipula punições para as pessoas que superam o número de filhos (2) proposto pelas autoridades.

O território chinês apresenta diversos tipos de clima, vegetação, fauna, flora, entre outros. Na região oeste do território chinês está localizada a Cordilheira do Himalaia, já no leste estão as planícies que são utilizadas para o desenvolvimento de atividades agrícolas. O relevo chinês possui grandes disparidades de altitude, item favorável ao desenvolvimento de usinas hidrelétricas.

Dentre as mais variadas religiões praticadas na China as que predominam são aquelas que surgiram no próprio país, como o confucionismo, taoísmo e budismo. A partir de 1970 a República Popular da China entrou em um acelerado processo de abertura econômica, vinculada às zonas Econômicas Especiais, sempre com o Estado à frente do processo.

Uma das maneiras encontradas pelo Partido Comunista Chinês (PCCh) foi de oferecer atrativos para a entrada de recursos em forma de investimentos no país, principalmente para as cidades exportadoras da costa chinesa, esse estímulo está na grande oferta de mão-de-obra de baixo custo, isso devido à abundância existente na maior população mundial.

O incremento de grandes grupos empresariais atraídos pela oferta de mão-de-obra tem colocado um arsenal de produtos de procedência chinesa em âmbito mundial. No entanto a condição de trabalho dos chineses muitas vezes não atende às condições mínimas de trabalho (carga horária, salário, condições de trabalho etc.), em vários casos esses fatores ferem e violam os direitos humanos.

Assuntos Relacionados