Você está aqui Mundo Educação Curiosidades Por que o cansaço provoca olheiras?

Por que o cansaço provoca olheiras?

Por que o cansaço provoca olheiras?
As olheiras podem ser desencadeadas por uma série de fatores.
O cansaço é caracterizado pela falta de forças provocada por fadiga, doença ou por exagero de exercícios. A pele que envolve a pálpebra é muito fina (4mm), o que lhe torna mais propensa a sofrer alterações de elasticidade e de coloração.

O tecido subcutâneo que se localiza abaixo da pele é repleto de pequenos vasos sanguíneos que, devido o cansaço, recebem substâncias químicas liberadas pelo estado de fadiga corporal que estimula o fluxo sanguíneo e provoca a vasodilatação. O aumento do fluxo sanguíneo na região da pele fina provoca um sombreamento na pálpebra que caracteriza a presença das olheiras.

As olheiras provocadas por cansaço são denominadas olheiras vasculares, são tratadas de forma a melhorar a circulação sanguínea nessa região através da contração dos vasos, que pode ser feito no banho, massageando a região com água morna ou através de compressas geladas com chá de camomila. Tais dicas são apenas para soluções instantâneas e rápidas, ou seja, melhora a situação do momento, mas a partir de um período as olheiras voltam a se manifestar.

Nesse tipo de olheiras, os cremes com substâncias antioxidantes, clareadoras e descongestionantes melhoram a circulação do sangue na região e, conseqüentemente, a amenização das olheiras.

Existem ainda olheiras pigmentares provocadas pelo excesso de melanina nas pálpebras e as bolsas profundas provocadas pelo acúmulo de gordura ou líquidos também nas pálpebras. Antes de buscar soluções para as olheiras é importante buscar auxílio médico para que não haja a utilização de tratamentos desnecessários.

Assuntos Relacionados