Whatsapp icon Whatsapp

Por que dizemos “saúde” quando alguém espirra?

A mania de dizer “Saúde!” após um espirro surgiu há milhares de anos.
A mania de dizer “Saúde!” após um espirro surgiu há milhares de anos.

Quem nunca disparou um “Saúde!” a alguém que acabou de espirrar? O costume, feito quase que de forma automática por algumas pessoas, é uma realidade na maior parte do mundo. Em Portugal, é comum dizerem "Santinho!"; nos países de língua inglesa se diz algo como “Deus te abençoe”; e por aí vai.

Como sabemos, o espirro pode ser um dos sintomas de algumas doenças respiratórias. Mas, seguindo a mesma linha de raciocínio, por que não dizemos “Saúde!” a uma pessoa que acabou de tossir?

Na verdade, o costume é mais antigo do pensamos. Embora não se saiba exatamente quem criou tudo isso, acredita-se que a prática tenha surgido a partir de antigas crendices. Uns acreditavam que quando a pessoa espirrava, sua alma saia de seu corpo, sendo necessário dizer “Saúde!” (ou algo semelhante) para não ser tocada por algum espírito do mal. Outros pensavam que, durante o instante do espirro, o coração parava de bater. Desta forma, a palavra funcionaria como uma espécie de cumprimento feito à pessoa que acabara de “voltar à vida”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Tiago Dantas

Artigos Relacionados

Bafômetro
Bafômetro, o que é bafômetro, como funciona o bafômetro, bebidas alcoólicas, lei seca, trânsito, curiosidades, níveis de álcool no organismo.
O homem e sua localização
Os desafios e conquistas na elaboração de instrumentos de localização.
O que aconteceria se a Terra parasse de girar?
O que aconteceria caso a Terra parasse de girar um dia? Explicamos tudinho para você sobre essa dúvida comum em Física.
Os banhos de antigamente
As várias formas que os homens inventaram para cuidar do corpo.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.