Você está aqui Mundo Educação Datas Comemorativas Maio 06 de Maio - Dia Nacional da Matemática

06 de Maio - Dia Nacional da Matemática

O Dia Nacional da Matemática, comemorado em 06 de maio, é uma homenagem ao escritor, educador e matemático brasileiro Malba Tahan.

06 de Maio - Dia Nacional da Matemática
O Dia Nacional da Matemática homenageia o escritor, matemático e educador Júlio César de Mello e Sousa, conhecido como Malba Tahan

No Brasil, o dia 06 de Maio é um grande dia para alunos, professores e admiradores da Matemática. No ano de 2004, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei de autoria da então deputada Raquel Teixeira que propunha que o Dia Nacional da Matemática fosse celebrado em 06 de Maio. A proposta não só homenageia a disciplina de Matemática, como propõe um momento de reflexão acerca do ensinar e do aprender, bem como incentivos por parte do Governo para a promoção de atividades culturais e educativas.

Apenas em 2013, no dia 26 de junho, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.835, que instituiu oficialmente o Dia Nacional da Matemática. O dia 06 de Maio foi escolhido em homenagem a Malba Tahan: um grande escritor, matemático e educador brasileiro. Seu verdadeiro nome era Júlio César de Mello e Sousa.

Breve histórico de Júlio César de Mello e Sousa

Nascido no Rio de Janeiro, Júlio César formou-se em Engenharia Civil, profissão que nunca exerceu. Em vez disso, lecionava Matemática e criava novas técnicas de ensino com o intuito de tornar essa disciplina mais interessante para seus alunos. Essas técnicas envolviam histórias, jogos, problemas e desafios matemáticos.

Nas primeiras tentativas de publicação, Júlio César não obteve sucesso. Enviou cinco textos ao editor do jornal “O imparcial”, que sequer os tocou. Após alguns dias, Júlio César teve a ideia de reenviar esses textos, mas utilizando um codinome, R. S. Slade. Além disso, inventou um pequeno passado para esse nome, dizendo que pertencia a um famoso autor de Nova York. Na manhã seguinte, um de seus textos ocupava a primeira página do jornal.

O nascimento de Malba Tahan

Essa experiência fez com que Júlio César, apaixonado pela cultura árabe, criasse outro pseudônimo, Malba Tahan. Para dar credibilidade a esse personagem, o autor chegou a escrever uma pequena biografia: Ali lezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan nasceu na aldeia de Muzalit, em 1885, recebeu uma herança de seu pai, foi prefeito de El Medina, estudou em Istambul e no Cairo e faleceu em uma batalha em 1921.

Obra de Júlio César de Mello e Sousa

Júlio César de Mello e Sousa foi um grande escritor e suas mais de 120 publicações, sendo 51 voltadas à Matemática, continuam a inspirar milhares de professores pelo mundo. Uma obra de destaque é “O homem que calculava”, livro que ficou famoso pelos enigmas matemáticos apresentados dentro de uma trama envolvente e extremamente imersiva.

A vida de Júlio César inspira algumas reflexões a serem feitas por educadores, poder público e a população em geral, tais como:

1 – A grande importância que a Matemática possui para o povo brasileiro.

Foram os representantes do povo que resolveram homenagear, por meio da criação dessa data, não só um grande educador, escritor e matemático, mas todos os indivíduos envolvidos na matemática, na educação e no ensino.

2 – A s frustrações provocadas pela Matemática nos estudantes.

A Matemática é, no tempo em que Malba Tahan viveu e até hoje, a disciplina considerada mais difícil, com menor aproveitamento e responsável por grande parte da evasão escolar.

3 – As responsabilidades que educadores, matemáticos, escolas, poder público e familiares possuem diante dessas frustrações.

Faz-se necessária a criação de mecanismos para diminuir a evasão escolar e aumentar o aproveitamento dos alunos, bem como para transformar o ensino da matemática, tornando-a uma disciplina que provoque a curiosidade e o interesse dos alunos.

4 – A possibilidade de um ensino diferenciado e atrativo dessa disciplina, comprovadamente possível diante do trabalho realizado pelo professor Júlio César de Mello.

Toda a obra e vida de Malba Tahan são uma grande prova de que o ensino de Matemática pode ser uma experiência prazerosa.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados