Whatsapp icon Whatsapp

Dia do Bandeirante

O dia do bandeirante é 14 de novembro. Os bandeirantes foram os desbravadores das terras brasileiras em busca de ouro e pedras preciosas.
Museu da Inconfidência e bandeirante
Museu da Inconfidência e bandeirante

O dia dos bandeirantes é comemorado em 14 de novembro.

Os bandeirantes foram os desbravadores das terras brasileiras, que tinham como missão sair em busca de ouro e pedras preciosas, em expedições a pé, caminhando por milhares de quilômetros pelo território do Brasil.

Os problemas que encontravam eram muitos: atravessavam montes, percorriam vales, além do tempo que dedicavam à exploração do ouro e pedras preciosas. Essas riquezas deixavam os colonizadores entusiasmados, motivo pelo qual formavam tais grupos. As expedições, atrás dos metais valiosos, receberam o nome de bandeiras.

Os bandeirantes não tinham grandes recursos para suas buscas, mas contavam com o apoio dos índios e negros que capturavam pelo caminho. Muitos desses eram vendidos a proprietários de canaviais, e eram escravizados para trabalhos braçais.

As roupas dos bandeirantes eram simples, com o uso de camisa e calça, além de um colete feito com couro de anta, para protegê-los das flechas. Nas primeiras bandeiras, usavam como armas: pedras, flechas, estilingue e fogo. Mais adiante conseguiram armas de fogo, que lhes davam maior confiança pelas passeatas mata adentro.

Os alimentos eram à base de peixes e carnes de suas próprias caças, além de frutas silvestres e vegetais que haviam sido plantados em outras expedições, como milho, inhame, mandioca.

Em meio a tantas lutas, foi em Minas Gerais que encontraram as primeiras pepitas de ouro, no ano de 1693, por Antônio Arzão, que deu início ao ciclo do ouro e da mineração no Brasil, assim, muitos estrangeiros chegaram para se apossar de nossas riquezas. Com isso, rapidamente as expedições se espalharam pelo interior do Brasil, Mato Grosso e Goiás eram estados possuidores das mesmas riquezas.

Em cada período tivemos uma expedição de bandeiras com um líder que marcou o desbravamento.

Antônio Raposo Tavares foi um bandeirante de origem portuguesa que expandiu as fronteiras brasileiras, impedindo o avanço dos espanhóis e jesuítas sobre nossas terras, o que assegurou-nos os estados do Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. Além desses, combateu os holandeses que tentaram invadir o país pela região nordeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bartolomeu Bueno da Silva descobriu ouro e pedras preciosas em Minas Gerais e Goiás, mais tarde levantou buscas de riquezas em São José do Pará e Pintangui. Além desses, encontrou pequenas jazidas de ouro no rio Claro e rio dos Pilões, vindo a ter sua maior descoberta no rio Vermelho, que possuía ouro em abundância.

Borba Gato foi um dos principais bandeirantes, pois além do ouro encontrou pedras de diamante. Fundou o arraial de Sabará e se instalou na região, tornando-se mais tarde superintendente das minas, em 1702, ocupou o cargo repetidas vezes.

Fernão Dias Paes Leme foi o responsável pela bandeira das esmeraldas, explorando os rios das Mortes, Paraopeba, Jequitinhonha, Aracuaí e das Velhas. Além disso, foi o desbravador dos sertões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quanto mais riquezas encontravam em nosso país, mais os estrangeiros vinham para cá, a fim de buscá-las e enriquecer, o que gerou vários movimentos nativismas. Além desses, aconteceu a briga entre paulistas e portugueses, denominada Guerra dos Emboabas, em 1708, e a Revolta Felipe dos Santos, em 1720, através do surgimento das primeiras casas de fundição e da cobrança do quinto, o imposto sobre a mineração, cobrado pelo governo português.

Mas um movimento formado pela elite social e intelectual de Minas Gerais, a fim de libertar o povo brasileiro dos abusos sofridos pelas altas taxas de impostos, foi iniciado. Porém, a derrama (outro tipo de imposto), cobrança dos impostos atrasados, foi a gota d’água para tomarem a decisão de agir contra o domínio de Portugal, assim, iniciou-se o movimento da Inconfidência Mineira, no ano de 1789.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

02 de novembro – Dia de Finados
Conheça a história do Dia de Finados, que é celebrado desde a Idade Média, no mundo ocidental, no dia 02 de novembro.
15 de novembro – Dia da Proclamação da República
Acesse para saber mais sobre o dia 15 de novembro. Entenda por que esse dia é importante para a história brasileira e também feriado nacional.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal " em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Retas paralelas cortadas por uma transversal
Nessa aula veremos o que são retas paralelas cortadas por uma transversal. Além disso, veremos as porpriedades e nomencaltura dos ângulos formados nessas duas retas cortadas por uma transversal: alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.