Você está aqui Mundo Educação Datas Comemorativas Novembro Dia do Bandeirante

Dia do Bandeirante

O dia do bandeirante é 14 de novembro. Os bandeirantes foram os desbravadores das terras brasileiras em busca de ouro e pedras preciosas.

Dia do Bandeirante
Museu da Inconfidência e bandeirante

O dia dos bandeirantes é comemorado em 14 de novembro.

Os bandeirantes foram os desbravadores das terras brasileiras, que tinham como missão sair em busca de ouro e pedras preciosas, em expedições a pé, caminhando por milhares de quilômetros pelo território do Brasil.

Os problemas que encontravam eram muitos: atravessavam montes, percorriam vales, além do tempo que dedicavam à exploração do ouro e pedras preciosas. Essas riquezas deixavam os colonizadores entusiasmados, motivo pelo qual formavam tais grupos. As expedições, atrás dos metais valiosos, receberam o nome de bandeiras.

Os bandeirantes não tinham grandes recursos para suas buscas, mas contavam com o apoio dos índios e negros que capturavam pelo caminho. Muitos desses eram vendidos a proprietários de canaviais, e eram escravizados para trabalhos braçais.

As roupas dos bandeirantes eram simples, com o uso de camisa e calça, além de um colete feito com couro de anta, para protegê-los das flechas. Nas primeiras bandeiras, usavam como armas: pedras, flechas, estilingue e fogo. Mais adiante conseguiram armas de fogo, que lhes davam maior confiança pelas passeatas mata adentro.

Os alimentos eram à base de peixes e carnes de suas próprias caças, além de frutas silvestres e vegetais que haviam sido plantados em outras expedições, como milho, inhame, mandioca.

Em meio a tantas lutas, foi em Minas Gerais que encontraram as primeiras pepitas de ouro, no ano de 1693, por Antônio Arzão, que deu início ao ciclo do ouro e da mineração no Brasil, assim, muitos estrangeiros chegaram para se apossar de nossas riquezas. Com isso, rapidamente as expedições se espalharam pelo interior do Brasil, Mato Grosso e Goiás eram estados possuidores das mesmas riquezas.

Em cada período tivemos uma expedição de bandeiras com um líder que marcou o desbravamento.

Antônio Raposo Tavares foi um bandeirante de origem portuguesa que expandiu as fronteiras brasileiras, impedindo o avanço dos espanhóis e jesuítas sobre nossas terras, o que assegurou-nos os estados do Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. Além desses, combateu os holandeses que tentaram invadir o país pela região nordeste.

Bartolomeu Bueno da Silva descobriu ouro e pedras preciosas em Minas Gerais e Goiás, mais tarde levantou buscas de riquezas em São José do Pará e Pintangui. Além desses, encontrou pequenas jazidas de ouro no rio Claro e rio dos Pilões, vindo a ter sua maior descoberta no rio Vermelho, que possuía ouro em abundância.

Borba Gato foi um dos principais bandeirantes, pois além do ouro encontrou pedras de diamante. Fundou o arraial de Sabará e se instalou na região, tornando-se mais tarde superintendente das minas, em 1702, ocupou o cargo repetidas vezes.

Fernão Dias Paes Leme foi o responsável pela bandeira das esmeraldas, explorando os rios das Mortes, Paraopeba, Jequitinhonha, Aracuaí e das Velhas. Além disso, foi o desbravador dos sertões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quanto mais riquezas encontravam em nosso país, mais os estrangeiros vinham para cá, a fim de buscá-las e enriquecer, o que gerou vários movimentos nativismas. Além desses, aconteceu a briga entre paulistas e portugueses, denominada Guerra dos Emboabas, em 1708, e a Revolta Felipe dos Santos, em 1720, através do surgimento das primeiras casas de fundição e da cobrança do quinto, o imposto sobre a mineração, cobrado pelo governo português.

Mas um movimento formado pela elite social e intelectual de Minas Gerais, a fim de libertar o povo brasileiro dos abusos sofridos pelas altas taxas de impostos, foi iniciado. Porém, a derrama (outro tipo de imposto), cobrança dos impostos atrasados, foi a gota d’água para tomarem a decisão de agir contra o domínio de Portugal, assim, iniciou-se o movimento da Inconfidência Mineira, no ano de 1789.

Assuntos Relacionados