Você está aqui Mundo Educação Datas Comemorativas Maio Dia das Mães

Dia das Mães

O Dia das Mães é comemorado em todo segundo domingo de maio desde 1914. Sua história está relacionada com a figura de Anna Jarvis.

Dia das Mães
O Dia das Mães é celebrado em todo segundo domingo do mês maio em vários países

Em todo segundo domingo do mês de maio celebra-se o Dia das Mães. Essa data remete a uma série de sentimentos nobres e situações de afeto. Geralmente todos os familiares reúnem-se com o objetivo de prestigiar as respectivas mães. Além disso, há também o viés do mercado: o Dia das Mães é utilizado com uma data para estimular o consumo. Contudo, resta a pergunta: como, a partir de quando e onde essa data foi escolhida para ser destinada ao Dia das Mães?

A história da escolha da data para homenagear as mães está associada à figura de uma mulher dos Estados Unidos da América chamada Anna Jarvis. A despeito de, desde a Antiguidade e a Idade Média, terem existido rituais, festividades e outras formas de manifestação cultural em homenagem às mulheres, à fertilidade e à maternidade, somente no início do século XX, por meio de Anna Jarvis, a data do Dia das Mães foi definida e, em pouco tempo, aceita em vários países.

Tudo começou no ano de 1905, quando a mãe de Anna Jarvis, Ann Marie Reeves Jarvis faleceu, na cidade de Grafton, no Estado de Virgínia Ocidental, onde viviam. Foi nessa mesma cidade que Anna, com algumas amigas, começou uma campanha, inicialmente no núcleo de uma Igreja Metodista da qual fazia parte, para mostrar às outras crianças e jovens o quão importante era a figura da mãe.

Em 10 de maio de 1908, Anna conseguiu que a Igreja Metodista Andrews, de Grafton, celebrasse um culto em homenagem às mães. Esse acontecimento, até então nunca visto, logo se tornou famoso no Estado da Virgínia Ocidental, a ponto de chamar atenção do governador, que, à época, era William E. Glasscock.

Glasscock, em 1910, chegou a definir o dia 26 de abril como o dia oficial do Estado da Virgínia em homenagem às mães. O gesto do governador estimulou outros representantes a fazerem o mesmo em seus estados, de modo que, nos anos seguintes, várias outras regiões também passaram a ter um dia específico de homenagem às mães. Esse fato, por sua vez, influenciou também o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson.

Wilson, orientado diretamente pela própria Anna Jarvis, estabeleceu a proposta de que o Dias das Mães fosse comemorado no segundo domingo de maio. Essa proposta oficializou-se em 1914 e logo se tornou internacional, sendo acatada também por outros países, entre eles o Brasil.

No Brasil, o Dia das Mães só foi oficializado durante o governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932. Mas antes mesmo de sua oficialização, já havia focos de homenagem pelo país, como a comemoração na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, realizada em 12 de maio de 1918. 

Assuntos Relacionados