Você está aqui Mundo Educação Datas Comemorativas Setembro Início da Primavera

Início da Primavera

Início da Primavera
A primavera é a estação mais florida do ano

A primavera é uma das quatro estações do ano, que acontecem divididas de três em três meses, em razão das variações promovidas pelo movimento de translação da Terra.

Em virtude da inclinação em que a Terra se encontra, algumas de suas regiões recebem a radiação solar em quantidades e inclinações diferentes, sendo que em determinadas épocas recebem mais luz e em outras, menos luz, a que são denominadas estações do ano.

No hemisfério norte, a primavera acontece entre os meses de março e junho, recebendo o nome de primavera Boreal. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, o início da estação ocorre geralmente no dia 23 de setembro, tendo o seu fim no dia 21 de dezembro.

A estação favorece a elevação da umidade do ar, e as chuvas são abundantes. As temperaturas são moderadas e seus dias são mais longos que as noites.

Com isso, ocorre o aumento na reprodução das espécies da flora, que necessitam da água para a fecundação das sementes, além da reprodução da fauna em virtude do aumento das temperaturas.

Para a reprodução, as plantas contam com agentes polinizadores, como o vento, as aves e os insetos. Após chegar ao estigma (parte do órgão reprodutor feminino da planta), o grão de pólen cresce, indo ao encontro dos gametas masculinos, para que seja fecundado e o óvulo se transforme em semente.

A reprodução das plantas acontece, na maioria das vezes, através da germinação das sementes em solo úmido ou na água.

A característica mais marcante do período primaveril é o aparecimento das flores. O Brasil é possuidor de uma flora abundantemente diversificada, com mais de 55 mil espécies, desde as mais simples (pragas) como as mais raras e difíceis de ser encontradas.

As bromeliáceas são as mais comuns, chegando a uma variação de mil e duzentas espécies. Além dessas, temos plantas exóticas, plantas medicinais, espécies arbóreas, palmáceas (palmito, açaí e coco), restingas, mangues, florestas de araucária e campos de altitude, orquídeas, mirtáceas, etc.

Porém, devido à poluição do meio ambiente, várias espécies da flora brasileira encontram-se ameaçadas de extinção e mesmo com a chegada da primavera não é possível encontrá-las em maiores quantidades. O homem precisa criar consciência de que não existe vida sem natureza, pois a natureza é a própria vida!

Assuntos Relacionados