Você está aqui Mundo Educação Doenças Alergias
Alergias
Ácaro: grande responsável por certos tipos de alergia.

As alergias são reações imunológicas exageradas do organismo, ocorrendo quando se entra em contato com determinados agentes físicos, químicos ou biológicos, geralmente inofensivos: os alérgenos. Pólen, poeira, ácaros, pelos ou penas de animais, picadas, fumaça e alguns fármacos, alimentos e cosméticos são exemplos.

Ao entrar em contato com os alérgenos, o organismo libera substâncias químicas, como as histaminas, provocando uma série de reações. Os sintomas variam e podem se manifestar na pele, provocar manifestações respiratórias ou digestórias, etc.; com diferentes graus de intensidade. A rinite, por exemplo, é uma alergia respiratória típica, e tem como manifestações o entupimento do nariz ou coriza, espirros e coceiras, principalmente na garganta, nariz e pele do pescoço. Ela pode ocorrer eventualmente ou de forma crônica.

As alergias geralmente têm influência hereditária; e não são curáveis. Entretanto, existem medidas e tratamentos que controlam suas manifestações. O primeiro passo é tentar evitar o contato com os fatores que desencadeiam as alergias; e, desta forma, testes alérgicos podem ser feitos, sob orientação médica, para identificar tais alérgenos.

O uso de remédios específicos e/ou vacinas, além de suplementos alimentares, podem ser indicados pelo profissional, e prometem melhorias significativas na qualidade de vida da pessoa, principalmente em casos de alergia crônica.

Esta seção fornece textos sobre vários tipos de alergias, sendo útil tanto para pesquisas escolares quanto para informar o público em geral.

Que tal conhecê-los?

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Artigos de "Alergias"