Você está aqui Mundo Educação Doenças Câncer Câncer de laringe

Câncer de laringe

Câncer de laringe
O câncer de laringe é mais comum entre homens

O câncer de laringe atinge predominantemente homens. Este é o tipo de câncer mais comum que atinge a região da cabeça e do pescoço. Ele pode ocorrer em três porções da laringe: a laringe supraglótica, glote e subglote.

Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe. Quando associam o fumo ao consumo excessivo do álcool, essas chances sobem para 43, pois esses fatores reduzem a proteção natural da mucosa, levando a uma multiplicação celular desordenada naquela região. O mau uso da voz também pode desencadear esse tipo de câncer. Pacientes com câncer de laringe que continuam fazendo uso de álcool e tabaco têm as chances de cura diminuídas.

Os sintomas dessa doença dependerão do local onde está o tumor. A dor de garganta sugere tumor supraglótico; e rouquidão indica tumor glótico e subglótico. O câncer supraglótico geralmente vem acompanhado de outros sintomas, como alteração na qualidade da voz, dificuldade para engolir e sensação de um caroço na garganta. As pessoas que têm um câncer avançado nas cordas vocais apresentam, além da rouquidão, dificuldade para engolir, dor de garganta, dificuldade para respirar ou falta de ar.

O diagnóstico do câncer de laringe é feito a partir de exames laringoscópicos, exames radiológicos e biópsia.

Uma vez descoberto o câncer de laringe, o tratamento deverá ser iniciado, tendo mais de 90% de chances de cura se diagnosticado em estágio inicial.

O tratamento do câncer pode ser realizado com radioterapia ou cirurgia para a retirada da laringe. Em alguns casos, associa-se a quimioterapia ao tratamento radioterápico.

Assuntos Relacionados