Você está aqui Mundo Educação Doenças Doenças comuns a humanos e outros animais

Doenças comuns a humanos e outros animais

Algumas doenças acometem exclusivamente as pessoas. Contudo, existem enfermidades comuns tanto a humanos quanto a outros animais, como é o caso da epilepsia e do câncer.

Doenças comuns a humanos e outros animais
Homens podem compartilhar doenças com outros animais

Diferentemente do que muitos pensam, nem todas as doenças que afetam os seres humanos ficam restritas a esse grupo. Existem muitas doenças que podem atingir tanto os homens como outros animais. Vamos conhecer algumas delas? 

→ Diabetes Mellitus

O diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela deficiência de insulina ou, ainda, pela impossibilidade de esse hormônio realizar sua função adequadamente. Em razão disso, o paciente apresenta em seu sangue uma quantidade maior de glicose.

Essa doença ocorre em humanos e também em outros animais, como cães e gatos. O diabetes tipo 1 é mais frequente em cães, e o tipo 2 é mais comuns em gatos. Em gatos, essa doença é bastante comum, e sua incidência chega a atingir 0,5% dos felinos. 

→ Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é um problema endócrino em que ocorre uma produção ou secreção insuficiente dos hormônios produzidos na tireoide. Essa doença é muito frequente nos seres humanos e também pode manifestar-se nos cães, normalmente na meia-idade, ou seja, entre os quatro e dez anos.

Nos cães, o hipotireoidismo desencadeia letargia, inatividade, aumento do peso, intolerância ao frio. Nos seres humanos, os sintomas são parecidos e, normalmente, o paciente apresenta-se com fadiga, sensibilidade ao frio, pele seca e ganho de peso. 

→ Câncer

O câncer caracteriza-se pelo crescimento desordenado de células, podendo invadir tecidos e órgãos. Esse problema pode acometer o homem, assim como outros animais. Para ter uma ideia de como o câncer é comum em animais, essa doença é considerada a primeira causa de morte em cães idosos. Em outras espécies animais, o tratamento padrão é a retirada do tumor por procedimento cirúrgico. 

→ Epilepsia

A epilepsia é um problema caracterizado pela ocorrência de repetidas crises epiléticas, que são definidas como uma ocorrência passageira de sinais e sintomas de uma atividade anormal no cérebro. Assim como ocorre em seres humanos, essas crises epiléticas manifestam-se em outros seres vivos. Os médicos veterinários afirmam que a epilepsia pode acometer de 2% a 3% dos cães, portanto, é relativamente comum. Em gatos, a prevalência é de cerca de 0,5%. 

→ Pneumonia

A pneumonia é um problema respiratório em que há a inflamação dos pulmões. Essa doença pode ser causada por diversos agentes, como bactérias, vírus, fungos e até mesmo substâncias inorgânicas. A pneumonia afeta diferentes animais, tais como cães e gatos. Em animais em cativeiro, como cobras, essa doença é relativamente comum.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados