Você está aqui Mundo Educação Doenças Hipoglicemia

Hipoglicemia

Hipoglicemia
A hipoglicemia provoca tonturas e desmaios.
A hipoglicemia é o distúrbio caracterizado pela baixa quantidade de açúcar no sangue que provoca alguns sintomas no organismo. Normalmente, um decilitro de sangue possui entre 70 e 110 miligramas de açúcar, ou seja, 70 a 110 mg/ 1dl e no caso de um indivíduo hipoglicêmico a taxa de açúcar no sangue é inferior a 70 mg, o que provoca visão turva, fraqueza, tontura, dor de cabeça, fome, formigamento, irritabilidade, sonolência, calafrio, tremores, sudorese, confusão mental, fadiga, desmaios e outros.

O organismo é beneficiado pelo açúcar e quando esse se encontra em pouca quantidade, o sistema nervoso faz com que as glândulas supra-renais liberem maior quantidade de adrenalina que, por sua vez, faz com que o fígado libere glicogênio para que o organismo não se esgote.

A hipoglicemia pode ser originada de várias formas, como má alimentação, consumo de álcool, falta de alimentação, grande esforço físico, medicamentos, disfunções glandulares, tumores no pâncreas, insuficiência hepática, insuficiência renal, anorexia nervosa e outros.

Como pode ocorrer de diversas formas, a hipoglicemia pode ser prevenida e tratada de maneira variável de acordo com sua origem. Em casos menos graves, a hipoglicemia pode ser prevenida através da redução do intervalo entre um alimento e outro, pela diminuição de atividades físicas, pela redução máxima do consumo de álcool e em outros casos deve-se seguir orientação médica. O tratamento da hipoglicemia pode ser feito através de medicamentos, cirurgias, reorientação alimentar e outros que variam segundo a causa do distúrbio.

Assuntos Relacionados